AQUI E AGORA TEM

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Política de enfrentamento à violência contra a Mulher


 A Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Governo do Estado de Pernambuco, coordenada pela Secretaria Especial da Mulher, integra o Pacto pela Vida – Plano Estadual de Segurança Pública – e é fruto da experiência desenvolvida pelas organizações de mulheres em atuação no Estado, a exemplo do Centro das Mulheres do Cabo, entidade feminista pioneira em Pernambuco na luta pela erradicação da violência doméstica e sexista. Tal Política alinha-se às diretrizes da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).


Esse trabalho, que faz parte da meta prioritária de Governo “Prevenir e Reduzir a Violência e a Criminalidade”, é desenvolvido pela Secretaria Executiva de Enfrentamento à Violência de Gênero da Secretaria da Mulher e foi sistematizado no Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra as Mulheres, documento apresentado à sociedade pernambucana em março de 2008.
O Plano Estadual deve ser executado até 2016 e prevê a articulação dos poderes Executivo, Legislativo e Judicário para o alcance das metas estabelecidas nos cinco eixos temáticos: Prevenção, Proteção, Punição, Assistência e Produção de Conhecimento.


Entre as estratégias previstas no Plano, destaque para a criação da Comissão Permanente de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexista, instância que funciona no âmbito da Secretaria Especial da Mulher; e para a criação do Núcleo de Defensoria Pública Especializada na Defesa da Mulher em Situação de Violência (DEPEDDIM), órgão com atuação nos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.


Outra estratégia que merece destaque é a implementação do Departamento de Polícia da Mulher (DPMul), instância que funciona dentro do aparelho administrativo da Polícia Civil e é responsável pelo gerenciamento das delegacias de polícia especializadas no atendimento às mulheres vítimas de violência.


Além disso, o Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra as Mulheres do Governo de Pernambuco prevê ações educativas, de sensibilização, de proteção e etc., detalhadas nos eixos temáticos descritos nas páginas seguintes desta seção. Confira!


No âmbito da Prevenção da Violência Doméstica e Sexista, a Secretaria da Mulher desenvolve campanhas, ações culturais, educativas e informativas que englobam toda a população pernambucana no intuito de contribuir com a transformação da cultura patriarcal e machista presente na sociedade.

Esse trabalho possui os seguintes grupos focais: escolas públicas e particulares, o aparelho do Estado e a população que frequenta as manifestações culturais de Pernambuco (turistas e moradores do Estado).

Nesse eixo temático, a transversalidade de gênero é garantida com a articulação junto às secretarias estaduais de Educação, Cultural, Esportes e Turismo; bem como em parceria com os organismos governamentais municipais de políticas para as mulheres e com entidades da sociedade civil.


A Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Governo do Estado de Pernambuco prevê a implantação de serviços especializados para atender mulheres vítimas de agressão, seguindo as orientações estabelecidas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). Nesse sentido, cabe aos governos estaduais implantar casas-abrigo e de apoio, delegacias e defensorias públicas especializadas.


Assim, Pernambuco possui atualmente seis casas-abrigo, sete delegacias de polícia especializadas no atendimento às mulheres vítimas violência – localizadas nos municípios de Paulista, Caruaru, Garanhuns, Surubim, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina –, e o Núcleo de Defensoria Pública Especializada na Defesa da Mulher em Situação de Violência (DEPEDDIM). Até o final de 2016, a meta é instalar sete delegacias e 05 juizados especializados. Os juizados serão instalados no Cabo de Santo Agostinho (atendendo Cabo e Ipojuca), em Camaragibe (para a área de Camaragibe e São Lourenço da Mata), Igarassu (Abreu e Lima, Itapissuma e Igarassu), Jaboatão dos Guararapes (Jaboatão e Moreno) e Olinda (que abrange Olinda e Paulista). Para o alcance desses objetivos, a Secretaria da Mulher se articula com as secretarias de Defesa Social e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o sistema Judiciário de Pernambuco.

No âmbito municipal, a Secretaria  da Mulher faz a interlocução junto aos organismos municipais governamentais de políticas para as mulheres e às prefeituras no sentido de garantir a implementação de centros de referência para atender mulheres vítimas de violência.


Similar ao eixo da Proteção, a Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Governo do Estado de Pernambuco estabelece, no âmbito da Punição dos agressores, a instalação de delegacias de polícia especializadas no atendimento à mulher vítima de violência, trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Defesa Social. Além disso, prevê a articulação junto ao Poder Judiciário para a implantação de juizados de violência doméstica e criminal, e com o Ministério Público para instalação de promotorias criminais especializadas.

Assim, Pernambuco conta hoje com o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da capital.



No campo da Assistência, a Secretaria da Mulher se articula com outros órgãos do governo estadual – a exemplo das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, de Juventude e Emprego, das Cidades e de Saúde –, no sentido de ofertar serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das mulheres vítimas de violência e de seus filhos e filhas.


Nesse sentido, a Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Governo do Estado de Pernambuco prevê a inserção das famílias vitimizadas em programas governamentais de trabalho e renda, de habitação, de saúde e de educação, a fim de proporcionar uma transformação nas relações pessoais e profissionais.


No âmbito da Produção de Conhecimento, a Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Governo do Estado de Pernambuco apoia o desenvolvimento de pesquisas, estudos e sistemas de informação sobre a violência doméstica e sexista com o objetivo de embasar a implementação das políticas públicas de prevenção, de proteção, de punição e de assistência, no sentido de enfrentar esse problema social.


Para tanto, a Secretaria da Mulher firma parcerias com universidades, institutos de pesquisa, organizações não governamentais e outros órgãos do aparelho do Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário