AQUI E AGORA TEM

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Concurso de Redação


Moto: Direção com Prevenção, Valorizando Vidas é o tema do concurso de redação

Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede podem participar

 

Assessoria de Comunicação - 23/04/2012 00:00h




Dentro das ações do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco, estão abertas, desde esta segunda (23) e até o dia 04 de maio, as inscrições para o concurso de redação que tem como tema “Moto: Direção com Prevenção, Valorizando Vidas”. Podem participar os estudantes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (anos finais) e Ensino Médio do 1º ao 3º ano, regularmente matriculados nas escolas da rede estadual.


A ideia é provocar a reflexão sobre o uso da motocicleta com o uso da direção preventiva e o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão com o nosso bem maior - a vida. Para escrever as redações, os estudantes serão estimulados a pesquisar sobre o contexto social no uso da Lei do Código Nacional de Trânsito Brasileiro que envolve a moto como transporte de locomoção, o uso de equipamentos de segurança para o condutor, e a relação com a cidadania; além disso o concurso visa incentivar a participação social, contribuindo para o processo de formação da cidadania; e valorizar o protagonismo juvenil inerente aos condutores ou futuros condutores como agentes multiplicadores da prática da cidadania.


As redações devem ter o gênero dissertativo-argumentativo; ter o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas; e devem ser enriquecidas pelo caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, sociais, geográficos, saúde, de direitos e deveres e do fortalecimento da cidadania e outros pertinentes, a serem trabalhados previamente pelo/a professor/a. Os estudos e discussões deverão culminar com a atividade de redação, pelos/as alunos/as, em sala de aula.


Após a realização da produção das redações em sala de aula, cada escola formará um grupo de professores que ficarão responsáveis pela escolha das redações mais representativas da Unidade Escolar, sendo uma redação para cada série do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio.  Escolhidas as Redações representantes, o Gestor da Unidade Escolar deverá preencher no espaço correspondente (retângulo superior) o Código da Escola, e preencher completamente os espaços reservados a marcação deste código no formulário das redações, de acordo modelo abaixo:


A avaliação das redações ocorrerá no período de 27 de maio a 8 de junho, levando em consideração a adequação formal/gênero; centralização temática; progressão e articulação; relevância de fatos e argumentos apresentados; pontuação; morfossintaxes; grafia/acentuação.


Os alunos autores das melhores redações por série de ensino, ditas como vencedoras, receberão cada um: câmera de vídeo moderna e de excelente resolução e instrução em uma oficina de vídeo com especialista no assunto.


A cerimônia de entrega de prêmios acontecerá com o CEPAM- Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos de Pernambuco, instituições envolvidas e/ou parceiras e a(s) autoridade(s) do Estado de Pernambuco.


Mais informações WWW.wix.com/redacaomoto/informacao



Nenhum comentário:

Postar um comentário