AQUI E AGORA TEM

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CURSOS DE LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA DO PROGRAMA GANHE O MUNDO



Secretário: Anderson Stevens Leônidas Gomes
EDITAL DE CONVITE PARA INGRESSO DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA DO PROGRAMA GANHE O MUNDO

Ficam convidados os estudantes que estejam cursando o primeiro ano do ensino médio em 2012, da Rede Estadual de Educação, a efetuarem sua inscrição no processo seletivo dos cursos de Inglês e Espanhol, no âmbito do Programa Ganhe o Mundo (amparado pela Lei 14512, de 07 de dezembro de 2011), a serem oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, realizado sob as normas expressas neste Edital.

1. DO OBJETO

1.1 - Constitui-se o objeto do presente Edital as normas e os procedimentos para a realização do processo seletivo 2012/2013 para o ingresso dos estudantes nos cursos de Inglês e Espanhol a serem oferecidos nas Escolas Estaduais do Estado de Pernambuco.

2. DOS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DA SELEÇÃO

2.1 - Serão aceitos para participar da seleção apenas os estudantes com média de rendimento escolar em Língua Portuguesa a partir de 7,0 (sete), nos três primeiros bimestres de 2012, e frequência computada igual ou maior que 85% no mesmo período.
2.2 - Nos casos em que a demanda pelos cursos for superior à oferta de vagas, deverá ocorrer uma seleção de estudantes com base na seguinte ordem de prioridade:
a - estudante com melhor média de rendimento em Língua Portuguesa nos 3 primeiros bimestres de 2012.
b - estudante com melhor média de rendimento na disciplina de Matemática nos 3 primeiros bimestres de 2012.
c - estudante com menor idade.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 - Serão beneficiados estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais, que cursaram ou estejam cursando o 2º (segundo) semestre do 1º (primeiro) ano do ensino médio em 2012.
3.2 - Os candidatos deverão estar regularmente matriculados em escola estadual no 1º ano do ensino médio: regular, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional onde serão formadas as turmas do Programa.
3.3 - A inscrição será efetuada através do site http://www.educacao.pe.gov.br. Para efetuar sua inscrição, o aluno deverá possuir o
cadastro (login e senha) no SIEPE- Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco, por meio do endereço eletrônico www.siepe.educacao.pe.gov.br.
Para maiores esclarecimentos relativos ao autocadastro o estudante deverá procurar a secretaria da sua escola.
1.5 - Período: De 14.12.2012 à 31.12.2012
3.5 - Os resultados serão divulgados a partir do dia 03.01.13 na página ofi cial da Secretaria de Educação http://www.educacao.pe.gov.br.
3.6 - Serão ofertadas 25.000 vagas, sendo 22.000 vagas para o curso de Língua Inglesa e 3.000 vagas para o curso de Língua Espanhola.
1.7 - A coordenação do processo seletivo se dará através da Gerência de Projetos Especiais da SEE
1.8 - O aluno deverá optar por um dos cursos (inglês ou espanhol) para efetuar a inscrição. Caso contrário o candidato será automaticamente desclassificado.

4. DA ABRANGÊNCIA

4.1 - Os cursos serão oferecidos em todos os municípios do Estado, com 25.000 (vinte e cinco mil) vagas simultâneas por módulo semestral, cursando os idiomas Inglês e Espanhol em três módulos. O número de vagas está distribuído por município de forma proporcional à quantidade de estudantes do ensino médio, conforme Anexo II deste Edital.

5. COMPOSIÇÃO DAS TURMAS

5.1 - A quantidade de estudantes participantes em cada turma será definida conforme demanda dos estudantes após início do período de matrícula, sendo necessária a formação de turmas com a quantidade mínima de 25 estudantes (máximo de 30) por turma.
5.2 - Conforme demanda das matrículas em cada município poderá a Secretaria de Educação remanejar as vagas estimadas inicialmente (Anexo II) para melhor atender a procura pelos cursos ofertados.

6. CARGA HORÁRIA

6.1 - Cada vaga será ofertada por um período semestral com carga horária variada: intensivo (162 horas) ou regular (60 horas), por módulo. Após teste de nivelamento serão formadas turmas com estudantes no mesmo nível, devendo a contratada ajustar o conteúdo das aulas ao nível de idiomas dos estudantes conforme modelo estimado de curso/carga horária.
6.2 - Serão ofertadas 25.000 (vinte e cinco mil) vagas simultâneas por semestre, divididas pelos cursos de inglês e espanhol, em conformidade com a identificação de necessidades dos estudantes. No primeiro e segundo semestre de 2013 e no primeiro semestre de 2014, estão previstos cursos regulares com 60 (sessenta) horas.
6.3 - A Secretaria de Educação poderá alterar o cronograma previsto para os cursos intensivos ou regulares, bem como utilizar apenas uma das modalidades previstas.

7. EXECUÇÃO DOS CURSOS

7.1 - Local: Os cursos serão realizados nas dependências das escolas públicas estaduais indicadas pela Secretaria de Educação.
7.2 - Horário: As aulas serão ministradas de acordo com estabelecido com as Secretarias Executivas de Educação Profissional e de Desenvolvimento da Educação, respeitando as especificidades de cada escola.

8. DA AVALIAÇÃO

8.1 - Os estudantes serão avaliados no decorrer do curso podendo participar do Programa de Intercâmbio Ganhe o Mundo (PGM), segundo os critérios de seleção a ser publicado em edital específico.

9. DA RECUPERAÇÃO DOS ESTUDANTES

9.1 - Os estudantes que não alcançarem os objetivos estabelecidos pelos cursos deverão passar por um plano de recuperação.

10. CERTIFICAÇÃO

10.1 - Ao final de cada módulo será fornecido ao estudante aprovado certificado que comprove sua aprendizagem.

11. DO MATERIAL DIDÁTICO

10.1 - Os estudantes receberão gratuitamente o seguinte material didático:
a) 01 (um) livro-texto com exercícios de conversação, colorido, com fotos e ilustrações;
b) 01 (um) livro de atividades como material de apoio;
c) 01 (um) CD de áudio para cada livro texto;

12. DA AUTORIZAÇÃO DOS PAIS

12.1 - Os candidatos selecionados que tiverem idade menor que 18 anos deverão apresentar, na secretaria da escola, consentimento da família por escrito, conforme Anexo I, deste Edital, Recife, 13 de novembro de 2012.

ANDERSON GOMES
Secretário de Educação de Pernambuco


ANEXO I
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DA MÃE OU RESPONSÁVEL PARA A PARTICIPAÇÃO DO
CURSO DE IDIOMAS INGLÊS OU ESPANHOL DO GANHE O MUNDO
Eu___________________________________________mãe/responsável portadora do RG ___________________________autorizo a participação no curso de idiomas de Inglês ou Espanhol do Programa Ganhe o Mundo, do estudante____________________________________________matriculado na Escola Estadual ____________________________________________ situada no município de _________________________________Pernambuco/BR, jurisdicionada à GRE______________________________________________ Local_____________________________Data____/___/___

Assinatura da mãe/responsável


Nenhum comentário:

Postar um comentário