terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Textos Fundamentais / Lista Bibliográfica
Alguns textos fundamentais na área dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948).
Convenção para a Protecção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais (1950).
Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (1966).
Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966).
Recomendação sobre a Educação para a Compreensão, a Cooperação e a Paz Internacionais, e a Educação relativa aos Direitos do Homem e às Liberdades Fundamentais (1974).
Recomendação N.º R 18 sobre "A formação dos professores para uma educação para a compreensão intercultural, nomeadamente num contexto de migração" (1984).
Recomendação N.º R 7 sobre "Ensino e a aprendizagem dos direitos do homem nas escolas" (1985).
Convenção sobre os Direitos da Criança (1989). Declaração e Programa de acção da Conferência Mundial sobre os Direitos do Homem (1993).
Plano de acção mundial para a Educação para os Direitos do Homem e para a Democracia (1993).
Plano internacional de acção para a Década das Nações Unidas para a Educação no domínio dos Direitos do Homem, 1995- 2004 (1994).
Quadro de acção integrado relativo à Educação para a Paz, aos Direitos do Homem e à Democracia (1995).
Declaração por ocasião do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem (1998).
Declaração de Princípios sobre a Tolerância (1995). Declaração sobre o direito e a responsabilidade dos indivíduos, grupos e órgãos da sociedade de promover e proteger os direitos do homem e as liberdades fundamentais universalmente reconhecidas (1998).
Convenção Europeia dos Direitos do Homem (1998). Declaração e Programa sobre a Educação para a
Cidadania fundada nos Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos (1999).
Lista bibliográfica de algumas obras relevantes na área dos Direitos Humanos
ACNUR (1997). Les Réfugiés dans le Monde. Les Personnes Déplacées: L'Urgence Humanitaire. Paris: La Découverte.
Álvaro, A. G. et. al. (1999). Ciganos e degredos. Os casos de Espanha, Portugal e Inglaterra, Séculos XVI- XIX. Lisboa: Centre de Recherches Tsiganes/ Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
Amnesty International (1978). Flaws in the Pattern: Human Rights in Literature. Ontario: Amnesty International Canadian Section.
Amnesty International (1992). Human Rights for Children: A Curriculum for Teaching Human Rights to Children Ages 2- 12. EUA: Kiran S. Rana.
Amnesty International (1993). Ethical Codes and Declarations Relevant to the Health Professions. London: Amnesty International United Kingdom.
Amnesty International (1996). Human Rights Education Biblliography. London: Amnesty International United Kingdom.
Amnesty International (S/ d). Teaching and Learning about Human. London: Amnesty International United Kingdom.
Amnistia Internacional (2000). Primeiros Passos: Um Manual de Iniciação à Educação para os Direitos Humanos. Lisboa: Secção Portuguesa da Amnistia Internacional / Comissão Nacional para as Comemorações da Década das Nações Unidas para a Educação dos Direitos Humanos.*
Andreopoulos, G. et. al. (1996). Human Rights Education for the 21st Century. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
Barrs, D. & Juffkins, M. (eds.). (1996). Material Educativo sobre as Nações Unidas. Nível Primário. Lisboa: Publicações das Nações Unidas.
Barrs, D. & Juffkins, M. (eds.). (1996). Material Educativo sobre as Nações Unidas. Nível Intermédio. Lisboa: Publicações das Nações Unidas. 65
Barrs, D. & Juffkins, M. (eds.) (1996). Material Educativo sobre as Nações Unidas. Nível Secundário. Lisboa: Publicações das Nações Unidas.
Benavente, A. (1993). Estratégias de Igualdade real. In Ministério da Educação/ Educação para Todos: ponte para um outro futuro. Lisboa: Editorial Ministério da Educação.
Bernstein, Tarrow et. al. (eds.) (1987). Human Rights and Education. Oxford: Pergamon Press.
Best, F. (1992). Pour une éducation aux droits de l'homme. Strasbourg: Conseil de L'Europe.
Best, F. (1990). Education, Culture, Human Rights, and International Understanding: The promotion of Humanistic, Ethical, and Cultural Values in Education. Paris: UNESCO.
Bobbino, N. (1992). A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Editora Campos.
Bonal, X. (1998). Sociologia de la Educación. Una aproximación crítica a las corrientes contemporáneas. Barcelona: Paidós.
Bonal, X. & Rambla, X. (1999). "The Recontextualisation Process of Educational Diversity: New Legitimation Forms of Pedagogic Practice", In: International Studies in Sociology of Education, Volume 9 (3), pp. 293- 313.
Bonal, X. (2000). "La coeducación como democratización de la ensenãnza", In: Aula de innovación educativa, Volume. 88, pp. 28- 30.
Boucaud, P. (1989). Le Conseil de L'Europe et la protection de l'enfant, l'opportunité d'une convention européenne des droits de L'énfant. Dossiers sur les droits de L'homme N.º 10. Strasbourg: Conseil de L'Europe.
Branson, B. et. al. (1982). International Human Rights, Society, and the school. Washington: National Council for the Social Studies.
Brauman, R. (1997). A Acção Humanitária. Lisboa: Instituto Piaget.
Brown, M. (1995). Our World, Our Rights. Londres: Secção Britânica da Amnistia Internacional.
Buhrer, M. (1996). Rwanda, Mémoire d'un Génocide. Paris: Le Cherche Midi Éditeur/ Unesco.
Burlet, A. P. J. & Praia, M. (S/ d). A Europa dos Direitos Humanos. Comunidade Europeia de Educação. Edições RIF.
Canadian Human Rights Foundation (S/ d) The Media and Human Rights Challenge. Montréal: Canadian Human Rights Foundation Publications.
Candau, V. M. et. al. (1994). Direitos Humanos e Educação na América Latina. Uma Revisão Bibliográfica. Rio de Janeiro: Novamerica.
Cardoso, C. (1994). Diferenciar as Pedagogias para promover a Igualdade. Porquê? In Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Cardoso, C. (1994). Pedagogias Diferenciadas para a Educação Multicultural. Como?. In Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Cardoso, C. (coord.) (1998). Gestão Intercultural do Currículo - 1.º Ciclo. Lisboa: Ministério da Educação / Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
Claude, R. P. (1991). Human Rights Education in the Philippines. Manila: Kalikasan Press.
Claude, R. P. (1998). Human Rights in the World. Community: Issues and Action. Philadelphia: University of Philadelphia Press.
Claude, R. P. (1998). Human Rights Education: Its Day Has Come. American Society of International Law, Volume 8, n.º 2.
Coelho, F. A. (1995). Os Ciganos de Portugal. Lisboa: D. Quixote.
Combesque, M. A. (1998). Introdução aos Direitos do Homem. Lisboa: Terramar
Conseil de L'Europe (1987). Quelques Lumiéres sur les droits de l' Homme. Strasbourg: Conseil de L'Europe.
Conseil de L'Europe (1991). The Challenge of Human Rights Education. Strasbourg: Cassell / Conseil de L'Europe Series.
Conseil de L'Europe (1994) Human Rights Education, Including Education for Democratic Values at School Level and Teacher Training, in the Countries of Central and Eastern Europe: summary of existing programmes and needs. Strasbourg: Conseil de L'Europe. 66
Conseil de L' Europe. (1995). Education and Tolerance in Multicultural Groups. Strasbourg: Conseil de L' Europe.
Conseil de L' Europe. (1996). All Different, All Equal Education Pack. Strasbourg: Conseil de L' Europe.
Conseil de L' Europe (1996). Éducation à la Citoyenneté Mondiale. Lisbonne: Centro Norte Sul.
Conselho da Europa (1995). Álbum dos Direitos do Homem. Estrasburgo: Conselho da Europa.
Conselho da Europa (2000). Educação Global nos Países Lusófonos. Algumas experiências e contactos. Lisboa: Centro Norte Sul.
Costa, A. B. (1998). Exclusões Sociais. Lisboa: Fundação Mário Soares / Gradiva.
Costa, E. M. L. (1995). Os Ciganos: Fontes Bibliográficas em Portugal. Madrid: Editorial Presencia/ Gitana/ Colecção Interface.
Costa- Lascoux, J. & Weil, P. (1992). Logiques D'etats et Immigrations. Paris: Editions Kime
Costa- Lascoux, J. & Hily, M. A. (2000). Pluralité des Cultures et Dynamiques Identitaires. Hommage à Carmel Camilleri. Paris: Editions L'harmattan.
Cotrim, A. M. et. al. (1995). Educação Intercultural: Concepções e práticas em Escolas Portuguesas. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural / Colecção Educação Intercultural n.º 4.
Despouy, L. (1993). Human Rights and Disabled Persons. Geneve: Centre for Human Rights.
Diaz- Aguado, M. J. et al. (1992). Educatión y Desarrollo de la Tolerancia. Madrid: Ministério de Education y Ciencia.
Ducamp, J. L. (1997). Os Direitos do Homem Contados às Crianças. Lisboa: Terramar.
Ducamp, J. L. (1998). A Amizade Explicada às Crianças. Lisboa: Terramar.
Figueiredo, C. C. & Silva, A. S. (2000) "A Educação para a Cidadania no Sistema Educativo Português (1974- 1999)". Lisboa: Instituto de Inovação Educacional/ Gabinete dos Assuntos Europeus e Relações Internacionais.
Fleury, A. (1996). Comment le siége de la Société des nations est devenu L'Office Européen des Nations Unies. In: The League of Nations, 1920- 1946. New York; Geneva: United Nations.
Fleury, A. (2000). A propos de l'engagement humanitaire de la Suisse: de l'áction unilatérale à la politique multilatérale. In Guerres et paix: mélanges offerts à Jean- Claude Favez. Genéve: George Edition
Fórum Justiça e Liberdade. (1997). Guia de Direitos do Cidadão. Lisboa. Contexto.
Foster, P. (1990). Polity and Practice in Multicultural and Anti- racist Education. London: Routledge.
Fountain, S. (1993). It's Only Rights! A Practical Guide to Learning About the Convention on the Rights of the Child. New York: UNICEF.
Galtung, J. (S/ d). Direitos Humanos: uma Nova Perspectiva. Lisboa: Instituto Piaget.
Graves, N. et. al. (1984). Teaching for International Understanding, Peace, and Human Rights. Paris: UNICEF.
Haarscher, G. (S/ d). A Filosofia dos Direitos do Homem. Lisboa: Instituto Piaget.
Heater, D. (1984). L'enseignement sur les droits de l'homme dans les écoles: concepts, attitudes et compétences. Strasbourg: Conseil de L'Europe.
Henriques, F. (1994). Igualdade e Diferença. Porto: Porto Editora.
Instituto de Inovação Educacional (1996). Educação e Diversidade. Inovação, vol. 9, n.º 1 e 2. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.*
Instituto de Inovação Educacional (1998). Revista Noesis. N.º 47. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.*
Instituto de Inovação Educacional (1998). Revista Noesis. N.º 48. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.*
Instituto de Inovação Educacional (1999). Revista Noesis. N.º 49. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.*
Instituto de Inovação Educacional (1998). Os Nossos Direitos Humanos. Lisboa: Nações Unidas / IIE.*
Instituto de Inovação Educacional. (1999). Direitos Humanos, Educação para a Cidadania. Inovação, vol. 12, n.º 1.*
Jackbson, M. (S/ d). United Nations in the 1990s: A second chance?. USA: Publicações das Nações Unidas.
Jacobsen, A. F. (1999). Introduction to Human Rights Education - A European Perspective. Copenhagen: Danish Center for Human Rights.
Jean, G. (1997). O Racismo Contado às Crianças. Lisboa: Terramar.
Jelloun, T. B.( S/ d). O Racismo Explicado aos Jovens. Lisboa: Editorial Presença.
Kenrick, D. (1998). Ciganos: da Índia ao Mediterrâneo. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
Kenrick, D. & Puxon, G. (1998). Os ciganos sob o domínio da suástica. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
Lahon, Didier. (1999). O Negro no Coração do Império. Uma memória a resgatar, Séculos XV- XIX. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
Langlois, D. (1998). A Injustiça Contada às Crianças. Lisboa: Terramar.
Langlois, D. (1998). A Política Explicada às Crianças... e aos Outros. Lisboa: Terramar.
Letria, J. J. (1999). O 25 de Abril Contado às Crianças... e aos Outros. Lisboa: Terramar.
Letria, J. J. (1999). Timor Contado às Crianças... e aos Outros. Lisboa: Terramar.
Letria, J. J. (2000). A Cidadania Explicada aos Jovens... e aos Outros. Lisboa: Terramar.
Levin, L. (1996). Human Rights: Questions and Answers. Paris: UNESCO.
Lister, I. (1884). L'enseignement et L'apprentissage des Droits de l'Homme. Strasbourg: Conseil de L'Europe.
Malta, A. et. al. (coords.) (2000). Aristides Sousa Mendes. Um herói português. Lisboa: Asa Editores.
Marques, V. S. (S/ d). Direitos Humanos e Revolução. Edições Colibri.
Martins, G. O. (1991). Escola de Cidadãos. Lisboa: Editorial Fragmentos.
Martins, P. C. & Pereira, S. (1999). Os Direitos da Criança. Braga: Governo Civil de Braga e Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.
Mayor, F. et. al. (1998). Taking Action for Human Rights in the 21st Century. Geneve: UNESCO.
Menezes, I. (1993). Educação para a Cidadania: Desafios e compromissos numa sociedade democrática. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
Mertus, J. et. al. (1998). Our Human Rights: A Manual for Women's Human Rights. New York: UNIFEM.
Ministério da Educação e Comissão Nacional da UNESCO. (1998). Todos os seres humanos: Manual da Educação para os Direitos Humanos. Lisboa: Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais / Instituto de Inovação Educacional.*
Miranda, J. (1977). A Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Constituição, in AAVV, Estudos sobre a Constituição, 1.º Vol. Lisboa: Livraria Petrony.
Moreau, J. L. (1998). A Liberdade Explicada às Crianças. Lisboa: Terramar.
Naquet, P. V. (1987). Les Assassins de la Mémoire. Paris: La Découverte.
ONU (1989). O Ensino dos Direitos do Homem: Actividades práticas para os ensinos básico e secundário. Genebra: Centro das Nações Unidas para os Direitos Humanos.*
Parker, V. (2000). Os direitos das Mulheres. Lisboa: Gradiva, Publicações, Lda.
Partners in Human Rights Education. (1997). Good Things Happen When Students Take Action. Minneapolis: University of Minnesota Human Rights Center.
Pereira, A. M. (1979). Direitos do Homem. Publicações Dom Quixote.
Praia, M. (1993). A História Colectiva Retomada no Quotidiano de Cada Um. A Declaração Universal dos Direitos Humanos - Uma Referência Paradigmática. Braga: Universidade do Minho.
Prigogine, I. & Morin, E. (1998). A Sociedade em Busca de Valores. Lisboa: Instituto Piaget.
Sá, L. (1992). Eleições e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Caminho.
Santos, A. C. P. (2000). O mundo que somos. Mem Martins: Nô Edições.
Savater, F. (1993). Ética para um Jovem. Lisboa: Editorial Presença.
Selby, D. (1988). Human Rights. Reino Unido: Cambridge.
Shiman, D. (1993). Human Rights. EUA: Center for Teaching International Relations, University of Denver.
Smith, D. (1997). Atlas des Conflits Fin de Siécle: Années 90, Guerre de Identité, Guerre de Pauvreté. Paris.
Sousa, F. et. al. (1993). Os Direitos Humanos e a Escola. Sintra: Sintra Editora.
Starkey, H. (1991). The Challenge of Human Rights Education. Reino Unido: Cassell Educational Limited.
UNESCO (1996). Educação: Um Tesouro a Descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Sec. XXI. Jacques Delors (Coord.). Relatório Delors, 1995. Porto: ASA.
UNESCO (1997). Manual on Human Rights for Primary and Secondary Education. Paris: UNESCO.
UNICEF( 1996). Education for Peace and InterCommunity Understanding: A Selected Bibliography. Geneve: UNICEF.
United Nations (1993). Teaching About Human Rights. New York: United Nations.
United Nations (1993). Teaching About United Nations: Human Rights. New York: United Nations.
Walker, J. (1990). Violence et résolution des conflits a l' école. Strasbourg: Conseil de L' Europe.
---------- * Estas obras integram a Biblioteca Itinerante dos Direitos Humanos, disponível no IIE, para empréstimo às escolas do Ensino Básico e Secundário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário