terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Propostas de Actividades
Janelas e Espelhos - Observação de fotografias na perspectiva dos Direitos Humanos
Nesta actividade colocam-se algumas questões relativas à universalidade, diversidade e dignidade humanas a partir de fotografias de pessoas pertencentes a diferentes culturas.
Duração: 30 m - 1 h
Materiais: Cópias da Declaração Universal dos Direitos do Homem (versão integral ou adaptada). Um conjunto de fotografias de pessoas com diferentes culturas, com idades e antecedentes sociais diferenciados. Recomendam-se, em especial, a utilização dos calendários da Amnistia Internacional e dos cartazes alusivos ao 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
Grupo-alvo: Todas as idades.
Procedimentos
Parte A: Observação de uma Fotografia
1. Individualmente, em pares ou pequenos grupos, escolha uma fotografia do conjunto seleccionado. Observe a fotografia com atenção e ponha algumas das seguintes questões.
- Porque escolheu esta fotografia? Porque acha que o fotógrafo escolheu este tema?
- O que é que nesta fotografia é um espelho da sua própria vida, reflectindo algo familiar e que facilmente possa reconhecer?
- O que é que nesta fotografia é uma janela para outra cultura ou forma de viver, algo estranho ou pouco familiar para si?
- O que é que se está a passar aqui (e. g. é um local de trabalho? Um ambiente religioso?)
- Como é que a( s) pessoa( s) se sente( m)?
- De que forma acha que a( s) pessoa( s) da fotografia leva( m) uma vida diferente da sua? Os valores são diferentes? E as necessidades, as esperanças, as expectativas?
- De que forma acha que a( s) pessoa( s) da fotografia é( são) parecida( s) consigo?
- Partilham os mesmos valores, esperanças, necessidades e expectativas?
- A fotografia dá uma ideia completa da maneira como a pessoa vive? O que poderá faltar?
- Existem alguns sinais de violação dos direitos humanos na fotografia? E de privilégio? E de discriminação ou privilégio baseados na classe social, género ou etnia?
- Quais os direitos humanos que considera mais importantes para a( s) pessoa( s) da fotografia? Os direitos que considera serem mais importantes para si, são diferentes?
- Os direitos humanos são realmente universais? Acha que a( s) pessoa( s) da fotografia querem os mesmos direitos humanos que você? Acha que as pessoas gozam dos mesmos direitos que você? Porquê?
2. Questões sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos:
- Elabore uma lista de todos os direitos humanos que acha que estão associados com a( s) fotografia( s). Inclua tanto os direitos humanos reconhecidos, como os direitos negados ou violados.
- Associe os direitos humanos constantes da sua lista aos artigos específicos da DUDH. Escreva o número desses artigos na lista. Em alternativa, escreva os artigos ilustrados na fotografia e desenvolva a partir das imagens.
- A maior parte dos direitos identificados são civis e políticos ou são direitos sociais, económicos e culturais? Assinale os direitos como: «Civis/ Políticos» ou «C/ P» e de «Sociais/ Económicos/ Culturais» ou «S/ E/ C».
- Mostre a( s) fotografia( s) ao grupo e explique os direitos que identificou. Peça aos outros elementos do grupo sugestões sobre outros direitos que tenham identificado na( s) sua( s) fotografia( s).
- Depois de todos terem mostrado as fotografias procure na DUDH os artigos que não tenham sido identificados em nenhuma das fotografias. Há alguns artigos mais difíceis de «ver» nas fotografias? E na vida real?
3. Questões sobre a Dignidade Humana:
- Esta fotografia expressa a dignidade humana? Como? Há alguma coisa que dê a impressão de diminuir a dignidade das pessoas na fotografia? De que forma?
- Se a fotografia tivesse sido tirada no século anterior, de que forma seria diferente? Acha que as nossas ideias sobre a dignidade humana estão a mudar? Se sim, o que acha que provocou essa mudança? É capaz de relacionar essa mudança com o presente entendimento dos direitos humanos?
- A fotografia promove o apreço pela dignidade humana? O que é que a dignidade humana tem a ver com os direitos humanos?
- Porque acha que o fotógrafo escolheu este tema? Porque é que os artistas escolhem com tanta frequência a condição humana para assunto das suas obras?
Parte B: Conjuntos de Fotografias
1. Coloque as fotografias juntas, no chão ou numa parede, e considere-as na sua globalidade.
- Quais são as características comuns a todas as fotografias?
- O que é que estas fotografias dizem acerca do que é ser-se humano?
- Se todas estas fotografias tivessem sido tiradas à mesma comunidade, que conclusões tiraria sobre ela? Diria que era uma sociedade na qual os direitos humanos eram respeitados?
- De que forma seriam diferentes as fotografias se as condições mudassem (e. g. guerra civil, descoberta de petróleo na região, condições de igualdade de oportunidades para as mulheres, imposição de leis rigorosas contra o trabalho infantil, ensino básico obrigatório, salário mínimo condigno, epidemia viral para a qual não houvesse vacina)?
- A partir do conjunto de fotografias, que afirmações poderia fazer relativamente à dignidade humana? E a respeito dos direitos humanos?
2. Tente juntar algumas das fotografias por grupos de categorias. As categorias poderiam basear-se no tema abordado, nas tonalidades das fotografias ou nos direitos humanos a elas associados.
Sugestões de Actividades
- Diálogo - Escreva um diálogo entre as pessoas da fotografia ou entre si e uma pessoa da fotografia.
- Banda desenhada - Represente, em banda desenhada, uma história acerca das pessoas da fotografia.
- Pesquisa - Se possível, descubra onde é que a fotografia foi tirada. Procure informação a respeito do país ou da cultura e da situação em termos dos direitos humanos.
- Expressão artística - Escreva um poema, uma história ou através de outra criação artística, transmita uma ideia ou um sentimento evocado pela fotografia.
Sugestão de Questões para um público mais jovem
- Porque escolheste esta fotografia?
- Vês alguma coisa que seja parecida com a tua própria vida, alguma coisa familiar e que saibas reconhecer facilmente?
- Vês alguma coisa a que não estejas habituado( a) ou que seja diferente da tua vida? Há alguma coisa na fotografia que não reconheças ou não percebas?
- Em que parte do mundo achas que a fotografia foi tirada?
- Em que achas que esta pessoa se parece contigo? Em que achas que a pessoa não é como tu? - O que é que achas que a( s) pessoa( s) está( ão) a fazer?
- Inventa uma história acerca da( s) pessoa( s) da fotografia.
- Como achas que a( s) pessoa( s) da fotografia se está( ão) a sentir?
- O que é que a pessoa vai fazer hoje à noite? E amanhã de manhã? O que é que ele( a) irá fazer que tu também fazes? O que achas que ele( a) irá fazer de diferente de ti ou não irá fazer de todo?
- O que é que achas que esta pessoa gosta de fazer?
- Como é que esta pessoa será daqui a uns anos?
- O que é que achas que esta pessoa gostaria de te contar? E perguntar-te? O que gostarias de contar ou perguntar a esta pessoa?
- Faz um desenho que ilustre uma das questões acima colocadas.
- Tenta copiar a fotografia. Combina as cores e as formas para ficar o mais parecida possível.
Fonte: Human Rights Educators'Network, Amnesty International USA; adaptação feita por Emily Style, National Seed Project.
Do livro Educação em Direitos Humanos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário