AQUI E AGORA TEM

quarta-feira, 9 de maio de 2012

IV Mostra de Experiências Pedagógicas


EDITAL

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições por intermédio da SECRETÁRIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, considerando o Programa de Formação e Valorização do Profissional de Educação, com
vistas à melhoria da qualidade do Ensino, torna público o processo de Seleção para IV Mostra de Experiências Pedagógicas, destinada a professores do Quadro Efetivo da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, observadas as regras contidas neste Edital, a ser realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, no dia 25 de outubro de 2012.

1.      DOS OBJETIVOS

1.1. Incentivar a realização de projetos que contribuam na propagação de novos conceitos, além de dar visibilidade às atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores nas escolas da Rede Pública Estadual;
1.2. Identificar, socializar e valorizar experiências vivenciadas nas Escolas Públicas Estaduais e nos espaços pedagógicos não formais que estão sendo desenvolvidas nas diversas etapas, modalidades, Programas e Projetos da Secretaria de Educação do Estado.
1.3. Incentivar ações voltadas para o currículo escolar que resultem na melhoria da qualidade do Ensino de modo a contemplar a relação Escola Comunidade.

2. DA CONCEPÇÃO

Entende-se por Mostra Pedagógica à práxis desenvolvida no contexto Escolar e em Espaços Pedagógicos não formais que está sendo vivenciada nas diversas etapas, modalidades, Programas e Projetos da Secretaria de Educação do Estado, a partir de
Ações Inovadoras e Criativas de seus protagonistas, com vistas a contribuir para a        reflexão do processo de formação e da produção de novos conhecimentos.

3. DA ESTRUTURAÇÃO

3.1. Poderão ser inscritos, projetos que contribuíram na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, na formação da cidadania, os quais foram vivenciados no ambiente escolar no período de fevereiro de 2010 a maio de 2012, com duração mínima de 4 (quatro) meses de execução sob a tutela de 01 (um) ou mais professor e que não foram submetidos à Mostras anteriores.
3.2. A seleção pública será promovida pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação em consonância com as diretrizes da Secretaria Executiva de Gestão de Rede, Secretaria Executiva de Educação Profissional e as Gerências Regionais de Educação.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições estarão abertas no período de 04 de maio a 08 de junho de 2012 e serão realizadas através do site: www.educacao.pe.gov.br
4.1.2. A inscrição constituir-se-á do preenchimento do requerimento de inscrição online, observadas as instruções contidas no manual disponível, disponível no referido site.
4.1.3. As informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato e será excluído do processo de seleção, aquele que não oferecê-la de forma completa, correta, ou não entregar o trabalho impresso, conforme disposto no (Anexo I) ou que fornecer
dados comprovadamente inverídicos.
4.1.4. As informações sobre o processo de seleção e a lista de documentos estarão disponíveis no endereço eletrônico da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov.br)
4.1.5. É vedada a inscrição condicional ou extemporânea.

4.2. DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

O Projeto deverá ser inscrito em 1 (uma) das 4 (quatro) áreas de conhecimento:
a) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
b) Matemática e suas Tecnologias,
c) Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
d) Ciências Humanas e suas Tecnologias.

4.3. DOS CRITÉRIOS

4.3.1. A inscrição é de caráter individual, vedada a inscrição de mais de 1(um) professor por trabalho.
4.3.2. Se o trabalho for desenvolvido por mais de 1(um) professor, deverá se inscrever apenas 1(um) representante, entre os docentes participantes e este será o responsável pelo registro e condução das demais etapas relacionadas ao seu projeto.
4.3.3. Após optar pela área de conhecimento, os participantes devem digitar, no espaço reservado no formulário de inscrição, os dados solicitados e o resumo do trabalho de acordo com modelo  (Anexo I).
4.3.4. Ao realizar o preenchimento e enviar o formulário eletrônico, os participantes receberão um e-mail de confirmação.

5 – DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

5.1. As informações para o preenchimento do formulário de inscrição online deverão obedecer à seguinte estrutura:

5.1.1. IDENTIFICAÇÃO
5.1.1.1. contendo dados da escola, nome do professor e coautor(es).

5.1.2. ÁREA DE CONHECIMENTO

5.1.3. CATEGORIAS
1 - Pôster: a exposição do Pôster será através de Banner,organizado de acordo com as seguintes normas técnicas: tamanho padrão (90x100cm), com fundo branco e a logomarca da Secretaria de Educação – SE, em marca d’água;

2 - Comunicação Oral: a apresentação da Comunicação Oral será de forma didática observando as normas técnicas desse instrumento e o/a apresentador (a) poderá fazer uso do datashow, disponível nas salas das apresentações durante sua exposição.
Cada apresentador (a) terá 10 minutos para fazer a exposição, em grupos temáticos, a serem organizados pela Coordenação Geral da IV Mostra.

5.1.4. TÍTULO DO PROJETO

5.1.5. PALAVRA CHAVE (mínima de 03 e máxima de 05);

5.2. Não serão validadas as inscrições com dados ou informações incompletas ou inconsistentes, ou os trabalhos que não respeitem o(s) objetivo(s) e as normas contidas neste Edital.
5.3. Não serão aceitos, formulários de inscrição e/ou trabalhos enviados por outro meio não previsto neste Edital;
5.4. O candidato terá de 09 a 22 de junho de 2012 para entregar de forma presencial a documentação comprobatória, protocolada na sua respectiva Regional, em envelope lacrado, devidamente identificado, constando o nome da escola, nome do professor responsável e título do trabalho.
5.5. Não será devolvida a documentação/material enviada para efetuar o processo de inscrição.

6. DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

6.1. O processo de avaliação será regido em duas etapas:
1- Regional – conduzido por uma Comissão de Professores e Técnicos das Gerências Regionais de Educação;
2- Estadual – conduzido por representantes da equipe central da Secretaria de Educação.
6.1.1. Na etapa regional cada Comissão Avaliadoras escolherá os 14 trabalhos (7 pôsteres e 7 Comunicações Orais), que concorrerão à etapa de Avaliação Estadual.
6.1.2. Caberá às Comissões Regionais, instituídas em suas encaminhar o resultado e a documentação correspondente aos quatorze (14) trabalhos pré-selecionados por cada Comissão regional à Comissão Estadual, localizada na Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação.
6.1.3. Caberá a Gerência Pedagógica da Secretaria Executiva de Educação Profissional, avaliar os 10 trabalhos (5 pôsteres e 5 Comunicações Orais) no período de 25 de junho a 20 de julho, e no período de 23 a 27 de julho de 2012 encaminhar o resultado e a documentação correspondente aos dez (10) trabalhos pré-selecionados à Comissão Estadual da IV Mostra, localizada na Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação.
6.2. Serão escolhidos pela Comissão Avaliadora na etapa estadual oito (08) trabalhos representativos de cada Gerência Regional de Educação e dois (02) trabalhos representativos da Secretaria Executiva de Educação Profissional, por região.
6.2.1. Será divulgada no dia 22 de agosto, no site da Secretaria de Educação, a relação preliminar dos trabalhos selecionados.
6.2.2. O recurso será interposto de forma presencial através de formulário padrão (Anexo II) deste Edital, e entregue, devidamente protocolado na respectiva Regional, em horário de funcionamento nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2012.
6.2.3. O resultado final será divulgado no dia 31 de agosto de 2012, no site: www.educacao.pe.gov.br
6.3. O(s) trabalho(s) inscrito(s) ou selecionado(s) poderá(ão) ser utilizados(s) e divulgados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
6.4. O candidato ao participar do processo seletivo confere a Secretaria de Educação os direitos autorais relativos à utilização, divulgação e publicação do seu trabalho.
7. DA PREMIAÇÃO
7.1. Os trabalhos selecionados e apresentados receberão kit de leitura Técnico –Pedagógico e Certificação de participação.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A participação de professores na IV Mostra implica na aceitação das normas e condições contidas neste Edital.
8.2. A Comissão Estadual da IV Mostra é composta por servidores da Secretaria de Educação instituída mediante Portaria.
8.3. Será de inteira responsabilidade da Escola representada pelos professores e          coautores candidatos, os recursos empregados na confecção do(s) Banner(s), da Comunicação, Power Point, textos e outros que se fizerem necessários para apresentação do trabalho selecionado.
8.4. Serão disponibilizados pela Secretaria de Educação, os recursos financeiros relativos ao deslocamento, passagens e diária(s) para 02 (dois) representantes professor e coautor apresentador dos trabalhos, considerando o quantitativo de até 02 (dois)         profissionais por trabalho apresentado (Pôster e/ou apresentação Oral).
8.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Estadual da IV Mostra.

Demais informações acesse o site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário