AQUI E AGORA TEM

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

REFLEXÕES II

"A capacidade do homem para a justiça permite a democracia possível, a inclinação do homem para a injustiça torna a democracia necessária." Reinhold Niebur "Não conheço nenhum depósito seguro dos poderes máximos da sociedade a não ser as próprias pessoas; e se não as considerarmos suficientemente esclarecidas para exercerem o seu controlo com total discernimento, o remédio não será diminui-las, mas informá-las. Thomas Jefferson - Carta para William Charles Jarvis - 28 de Setembro de 1820" " Durante os temíveis anos do terror “Yezhov”, passei dezassete meses em filas da prisão em Leningrado. Uma vez, houve alguém que me reconheceu. Então, uma mulher que estava atrás de mim, com os lábios roxos do frio, que obviamente nunca tinha ouvido falar de mim, despertou da letargia que nos envolvia e, sussurrando-me ao ouvido (pois só falávamos em sussurros), perguntou-me: “Você consegue descrever isto?” E eu respondi: “Consigo.” (Então algo semelhante a um sorriso atravessou o que em tempos tinha sido a sua face. Anna Akmatova) "Não podemos definir o caminho da humanidade à nossa vontade. Cada um de nós, e toda a gente com quem vivemos e trabalhamos, deve servir de modelo para o mundo que esperamos criar. Ivan Illich - Celebrations of Awareness, 1970" "A liberdade não consiste em meras declarações dos Direitos dos homens. Consiste na tradução dessas declarações para acções concretas. Woodrow Wilson, Discurso 4 de Julho de 1914"

Nenhum comentário:

Postar um comentário