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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ACTIVIDADE 6

DIREITOS HUMANOS NAS NOTÍCIAS INTRODUÇÃO Esta actividade utiliza jornais e meios de comunicação recentes para desenvolver uma consciência das questões dos direitos na vida quotidiana e para mostrar os direitos humanos não apenas da perspectiva de como são violados, mas também como são fruídos e protegidos. Tempo: 30-40 minutos Materiais:Páginas de jornais, cartolina, fita-cola ou cola, tesoura Cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) Grupo-alvo:2.º Ciclo a grupos de adultos Ligações:Uma excelente sequência para a Actividade 5, Um Novo Planeta. Combina bem com a Actividade 9, Direitos Humanos no Mundo e no Nosso País. PROCEDIMENTOS 1.Divida os participantes em pequenos grupos. Cada grupo recebe um jornal ou páginas de um jornal, tesoura, fita-cola ou cola e uma folha de cartolina. 2.Cada grupo elaborará um cartaz utilizando itens do jornal agrupados nestas categorias: a.direitos praticados e gozados b.direitos negados c.direitos protegidos d.direitos em conflito Encoraje os participantes a procurarem não apenas notícias, como também pequenos detalhes, como anúncios e publicidade - por ex., a língua do próprio jornal ilustra o direito à língua e à cultura, os anúncios podem ilustrar o direito à propriedade privada, os relatos de eventos sociais podem ilustrar os direitos culturais e as colunas pessoais podem reflectir muitos direitos na prática. 3.Uma vez que os participantes tenham encontrado histórias para cada categoria, devem seleccionar uma história de cada categoria para analisarem: a.Quais os direitos específicos envolvidos na história? Façam uma lista ao lado do artigo. b.Encontrem o artigo ou artigos que cubram cada direito e escrevam os números dos artigos na lista. Alternativa: Todos os grupos contribuem para 4 cartazes separados, combinando os artigos que encontraram para fazerem cartazes da turma. 4.Peça a um porta-voz de cada grupo para resumir as escolhas do grupo. 5.Escolha uma ou duas histórias de cada cartaz dos grupos e peça ao grupo para explicar a sua análise da história em termos da DUDH: •Quais os direitos específicos envolvidos em várias histórias? •Quais os artigos da DUDH que estavam envolvidos? •A maioria das histórias estavam ligadas a direitos políticos e civis ou a direitos sociais, económicos e culturais? Ver V Parte, Um Glossário de Direitos Humanos, para definições. Porque é que vocês acham que um tipo de direito aparecia mais vezes? 6.Discuta: •Que categorias de história de direitos foram mais fáceis de encontrar? Mais difíceis? Porquê? •Houve alguns artigos da DUDH que apareceram mais vezes que outros? Como explicam isto? •Quantos artigos mencionavam explicitamente direitos humanos? Quantos estavam relacionados com questões de direitos humanos, mas não utilizavam estas palavras? Porque é que vocês acham que os direitos humanos não foram mencionados? •Baseando-se nestas notícias, qual parece ser o estado dos direitos humanos no mundo de hoje em dia? No país? E na comunidade? •Quais são algumas das iniciativas e posições positivas para a protecção e cumprimento dos direitos humanos indicados nas histórias? Quem está a tomar estas acções? IR MAIS ALÉM 1.Continuar a procurar – Deixe os cartazes pendurados por mais algum tempo, durante o qual os participantes continuarão a juntar recortes. Avalie novamente os cartazes e efectue uma discussão conclusiva. 2.Compare a cobertura da comunicação social – Peça aos participantes para compararem a cobertura das mesmas histórias de direitos humanos em diferentes jornais e/ou diferentes meios de comunicação (por ex., rádio, revistas, TV). Quais as diferenças que conseguem observar na importância dada à história? No ênfase dado aos aspectos da história? Existem várias versões de um só acontecimento? Alguma das versões da história mencionava explicitamente os direitos humanos? 3.Avaliação da cobertura televisiva – Peça aos participantes para verem um noticiário na televisão e anotarem os assuntos cobertos e a quantidade de tempo dispensado para cada assunto relacionado com os direitos humanos. Fonte: Nancy Flowers, Human Rights Educator’s Network, Amnistia Internacional – Secção dos EUA. O MAPA DOS DIREITOS HUMANOS NA NOSSA COMUNIDADE INTRODUÇÃO Os participantes trabalham em conjunto para criar um mapa da sua comunidade e identificar os direitos associados a cada instituição principal. Tempo: 1 hora (mas pode ser prolongada para vários dias) Materiais: Marcadores, cartolina Cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) Grupo-alvo: Ensino básico a grupos de adultos PROCEDIMENTOS 1. Divida os participantes em pequenos grupos e peça-lhes para desenharem um mapa da sua terra (ou bairro no caso de comunidades maiores). Devem incluir as suas casas, os principais edifícios públicos (por ex., parques, posto dos correios, câmara municipal, escolas, locais de culto), serviços públicos (por ex., hospitais, sede dos bombeiros, esquadra da polícia) e outros locais que sejam importantes para a comunidade (por ex., supermercados, cemitério, cinemas, bombas de gasolina). 2. Quando os mapas estiverem completos, peça aos participantes para analisarem os seus mapas sob uma perspectiva de direitos humanos. Quais os direitos humanos que associam com diferentes locais nos seus mapas? Por exemplo, um local de culto associa-se com o direito liberdade de pensamento, consciência e religião; a escola com o direito à educação; o posto dos correios com o direito à informação, à privacidade e à expressão pessoal. Ao identificarem estes direitos, devem procurar o ou os artigos relevantes na DUDH e escrever o número dos artigos ao lado do local sinalizado no mapa. 3. Peça a cada grupo para apresentar o seu mapa a todo o grupo e resumir a sua análise dos direitos humanos exercidos na comunidade. • Houve algumas partes do vosso mapa que tivesse uma maior concentração de direitos? Como explicam isto? • Houve algumas partes que tivessem poucas ou até mesmo nenhumas associações a direitos? Como explicam isto? • Existem alguns artigos da DUDH que pareçam particularmente exercidos nesta comunidade? Como poderá ser isto explicado? • Existem alguns artigos da DUDH que nenhum grupo tenha incluído no seu mapa? Como poderá ser isto explicado? • Quais dos direitos identificados são direitos civis e políticos? Quais são direitos sociais, económicos e culturais? Ver V Parte, Um Glossário de Direitos Humanos. Houve algum tipo de direito que predominasse no mapa? Houve algum tipo de direito que predominasse em determinadas áreas (por ex., mais direitos civis e políticos associados ao tribunal, à câmara municipal ou à esquadra de polícia)? • Depois da discussão, alguém vê novas formas para adicionar direitos ao seu mapa, especialmente aqueles que não estavam incluídos na primeira versão? 4. Discuta: • Existem alguns locais nesta comunidade onde os direitos das pessoas sejam violados? • Existem algumas pessoas nesta comunidade, cujos direitos sejam violados? • O que acontece nesta comunidade quando os direitos de alguém são violados? • Existem alguns locais nesta comunidade onde as pessoas façam alguma coisa para proteger os direitos humanos ou evitar que as violações aconteçam? ADAPTAÇÕES 1. Para crianças mais novas a. O mapa pode ser criado a três dimensões. b. Esta actividade pode ser combinada com uma volta pelo bairro para se observarem os direitos em acção. c. O exercício pode focar apenas a escola ou a casa. d. Pequenos grupos podem receber partes separadas de um mapa comum para analisarem os direitos humanos. 2. Expandir a actividade – Cada passo da actividade pode ser feito em diferentes dias, para dar aos participantes tempo para reconsiderarem a disposição e aspecto do bairro e dos direitos associados a cada componente. 3. Orador convidado – A discussão no Passo 4 fornece uma excelente oportunidade para se convidar um advogado ou um defensor dos direitos humanos para falar com o grupo. 4. Enfoque nos direitos das crianças – A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) pode substituir a DUDH, especialmente para utilização na escola. Pode convidar-se um representante de um serviço de protecção da criança ou um grupo de defesa da criança para falar com a turma. 5. Uma actividade de Matemática ou Geografia – Esta lição pode ser desenvolvida como uma actividade de matemática, desenhando a área à escala. Também pode ser uma actividade de geografia, incluindo topografia, direcções e relações especiais. Fonte: Adaptado de uma demonstração de Anette Faye Jacobsen, Danish Centre for Human Rights.

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