AQUI E AGORA TEM

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ACTIVIDADE 10

JANELAS E ESPELHOS OBSERVAÇÃO DE IMAGENS NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS INTRODUÇÃO Nesta actividade colocam-se algumas questões relativas à universalidade, diversidade e dignidade humanas a partir de fotografias de pessoas pertencentes a diferentes culturas. Tempo: 30 minutos a 1 hora Materiais:Cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) ou da versão abreviada; Um conjunto de imagens de pessoas de diferentes culturas, idades e tipos. Recomenda-se especialmente os calendários da Amnistia Internacional e os cartazes alusivos ao 50.º aniversário da DUDH. Grupo-alvo:Todas as idades. Ligações:Uma sequência eficiente para a Actividade 1, Seres Humanos/Direitos Humanos. PROCEDIMENTOS PARTE A: Observação de uma imagem 1.Individualmente, em pares ou pequenos grupos, escolha uma imagem do conjunto seleccionado. Observe a imagem com atenção e coloque e discuta algumas das seguintes questões. 2.Questões sobre Universalidade: •Porque escolheu esta imagem? Porque acha que o fotógrafo escolheu este tema? •O que é que nesta imagem é um espelho da sua própria vida, reflectindo algo familiar e que facilmente possa reconhecer? •O que é que nesta imagem é uma janela para outra cultura ou forma de viver, algo estranho ou pouco familiar para si? •O que é que se está a passar aqui (e. g. é um local de trabalho? Um ambiente religioso?) •Como é que a(s) pessoa(s) se sente(m)? •De que forma acha que a(s) pessoa(s) da imagem leva(m) uma vida diferente da sua? Os valores são diferentes? E as necessidades, as esperanças, as expectativas? •De que forma acha que a(s) pessoa(s) da imagem é (são) parecida(s) consigo? •Partilham os mesmos valores, esperanças, necessidades e expectativas? •A imagem dá uma ideia completa da maneira como a pessoa vive? O que poderá faltar? •Existem alguns sinais de violação dos direitos humanos na imagem? E de privilégio? E de discriminação ou privilégio baseados na classe social, género ou etnia? •Quais os direitos humanos que considera mais importantes para a(s) pessoa(s) da imagem? Os direitos que considera serem mais importantes para si, são diferentes? •Os direitos humanos são realmente universais? Acha que a(s) pessoa(s) da imagem querem os mesmos direitos humanos que você? Acha que as pessoas gozam dos mesmos direitos que você? Porquê? 3.Questões sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos: •Elabore uma lista de todos os direitos humanos que acha que estão associados com a(s) fotografia(s). Inclua tanto os direitos humanos reconhecidos, como os direitos negados ou violados. •Associe os direitos humanos constantes da sua lista aos artigos específicos da DUDH. Escreva o número desses artigos na lista. Em alternativa, escreva os artigos ilustrados na imagem e desenvolva a partir das imagens. •A maior parte dos direitos identificados são civis e políticos ou são direitos sociais, económicos e culturais? Assinale os direitos como: «Civis/ Políticos» ou «C/ P» e de «Sociais/ Económicos/ Culturais» ou «S/ E/ C». •Mostre a(s) fotografia(s) ao grupo e explique os direitos que identificou. Peça aos outros elementos do grupo sugestões sobre outros direitos que tenham identificado na(s) sua(s) fotografia(s). •Depois de todos terem mostrado as imagens procure na DUDH os artigos que não tenham sido identificados em nenhuma das imagens. Há alguns artigos mais difíceis de «ver» nas imagens? E na vida real? 4.Questões sobre a Dignidade Humana: •Esta imagem expressa a dignidade humana? Como? Há alguma coisa que dê a impressão de diminuir a dignidade das pessoas na imagem? De que forma? •Se a imagem tivesse sido tirada no século anterior, de que forma seria diferente? Acha que as nossas ideias sobre a dignidade humana estão a mudar? Se sim, o que acha que provocou essa mudança? É capaz de relacionar essa mudança com o presente entendimento dos direitos humanos? •A imagem promove o apreço pela dignidade humana? O que é que a dignidade humana tem a ver com os direitos humanos? •Porque acha que o fotógrafo escolheu este tema? Porque é que os artistas escolhem com tanta frequência a condição humana para assunto das suas obras? PARTE B: Agrupar as imagens 1.Coloque todas as imagens juntas, no chão ou na parede, e considere-as na sua globalidade. •Quais as características comuns a todas estas imagens? •O que é que estas imagens dizem acerca do que é ser-se humano? •Se todas estas imagens tivessem sido tiradas à mesma comunidade, que conclusões tiraria sobre ela? Diria que era uma sociedade na qual os direitos humanos eram respeitados? •De que forma seriam diferentes as imagens se as condições mudassem (e. g. guerra civil, descoberta de petróleo na região, condições de igualdade de oportunidades para as mulheres, imposição de leis rigorosas contra o trabalho infantil, ensino básico obrigatório, salário mínimo condigno, epidemia viral para a qual não houvesse vacina)? •A partir do conjunto de imagens, que afirmações poderia fazer relativamente à dignidade humana? E a respeito dos direitos humanos? 2. Tente juntar algumas das imagens por grupos de categorias. As categorias poderiam basear-se no tema abordado, nas tonalidades das imagens ou nos direitos humanos a elas associados. IR MAIS ALÉM 1.Diálogo – Escreva um diálogo entre as pessoas da imagem ou entre si e uma pessoa da imagem. 2.Banda desenhada – Represente, em banda desenhada, uma história acerca das pessoas da imagem. 3.Pesquisa – Se possível, descubra onde é que a imagem foi tirada. Procure informação a respeito do país ou da cultura e da situação em termos dos direitos humanos*. 4.Expressão artística - Escreva um poema, uma história ou através de outra criação artística, transmita uma ideia ou um sentimento evocado pela imagem. ADAPTAÇÃO 1.Para crianças mais novas •Porque escolheste esta imagem? •Vês alguma coisa que seja parecida com a tua própria vida, alguma coisa familiar e que saibas reconhecer facilmente? •Vês alguma coisa a que não estejas habituado(a) ou que seja diferente da tua vida? Há alguma coisa na imagem que não reconheças ou não percebas? •Em que parte do mundo achas que a imagem foi tirada? •Em que achas que esta pessoa se parece contigo? Em que achas que a pessoa não é como tu? - O que é que achas que a(s) pessoa(s) está(ão) a fazer? •Inventa uma história acerca da(s) pessoa(s) da imagem. •Como achas que a(s) pessoa(s) da imagem se está(ão) a sentir? • O que é que a pessoa vai fazer hoje à noite? E amanhã de manhã? O que é que ele(a) irá fazer que tu também fazes? O que achas que ele(a) irá fazer de diferente de ti ou não irá fazer de todo? •O que é que achas que esta pessoa gosta de fazer? •Como é que esta pessoa será daqui a uns anos? •O que é que achas que esta pessoa gostaria de te contar? E perguntar-te? O que gostarias de contar ou perguntar a esta pessoa? •Faz um desenho que ilustre uma das questões acima colocadas. •Tenta copiar a imagem. Combina as cores e as formas para ficar o mais parecida possível. * Os Relatórios Anuais da Amnistia Internacional fornecem excelentes informações. Estão disponíveis na sede da Secção Portuguesa da AI. Fonte: Human Rights Educator’s Network, Amnistia Internacional - Secção dos EUA; parcialmente adaptado por Emily Style, National Seed Project.

Nenhum comentário:

Postar um comentário