AQUI E AGORA TEM

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ATIVIDADE 3

NECESSIDADES E DESEJOS INTRODUÇÃO Os participantes fazem cartões ilustrando coisas que acham que precisam e querem para ser saudáveis e felizes. Os grupos depois dividem estes cartões em “desejos” e “necessidades”. De seguida, o grupo todo discute o que significa quando as necessidades básicas das pessoas não são satisfeitas e a relação entre as necessidades básicas humanas e os direitos humanos. Tempo:30-60 minutos Materiais:Cartões, revistas antigas, cola, tesoura, marcadores Grupo-alvo:Pré-primária a 2.º ciclo Ligações:Encaixa bem na Actividade 1, Seres Humanos/Direitos Humanos PROCEDIMENTOS 1.Peça aos participantes, divididos em pares ou pequenos grupos, para fazerem entre 10 a 20 cartões que ilustrem as coisas que acham que as crianças necessitam para serem saudáveis e felizes. Eles/elas podem desenhar estas coisas ou fazerem colagens com imagens das revistas. 2.Cada par ou grupo troca cartões com outro. Os grupos depois dividem os novos cartões em categorias: •Quais as coisas que são NECESSIDADES (por ex., essenciais para a sobrevivência, como a comida, cuidados médicos, abrigo)? •Quais as coisas que são DESEJOS, mas não NECESSIDADES (por ex., desejável, mas não necessário para a sobrevivência, como brinquedos, educação ou direito de voto)? •Quais as coisas que não são nenhuma delas? 3.Os grupos que trocaram cartões juntam-se e comparam os seus cartões. Depois tentam chegar a acordo sobre as categorias para todos os cartões. Depois de o fazerem, discutem: •Qual dos montes de cartões é maior? Porquê? •Se tivessem que mover dois cartões do monte das NECESSIDADES para o monte dos DESEJOS, quais seriam os cartões? Como é que a vossa vida seria afectada por esta mudança (por ex., se algo que vocês consideram realmente necessário já não estivesse ao vosso alcance?). 4. Peça a toda a turma para juntar os seus cartões. Pendure-os na parede ou no quadro para completar uma lista da turma. Discuta: •Estão incluídas todas as necessidades humanas nesta lista de NECESSIDADES? Existem outras necessidades que deveriam ser adicionadas à lista? • Estão incluídos todos os desejos? Será que a turma se consegue lembrar de outros? 5. Discuta: •É fácil estabelecer a diferença entre desejos e necessidades? •O que acontece a alguém quando os seus desejos não são satisfeitos? •O que acontece a alguém quando as suas necessidades básicas não são satisfeitas? •O que acontece a uma comunidade quando as necessidades básicas de muitas pessoas não são satisfeitas? • Existirão pessoas no mundo cujas necessidades básicas não são garantidas? No país? Na vossa comunidade? Na vossa escola? •Existirão alguns tipos de pessoas cujas necessidades básicas não são frequentemente satisfeitas? •Acham que estas necessidades deviam ser satisfeitas? Porquê? •Acham que algumas pessoas deviam ter os seus desejos satisfeitos quando outras não têm as suas necessidades garantidas? •O que pode ser feito para se garantirem as necessidades básicas das pessoas? •Quem tem a responsabilidade de garantir as necessidades básicas das pessoas? •Que acções podem vocês levar a cabo para ajudarem a garantir as necessidades básicas das pessoas na vossa comunidade? IR MAIS ALÉM 1.Discuta: •Acham que existem necessidades básicas humanas comuns a toda a gente, em toda a parte no mundo? •Serão estas necessidades sempre satisfeitas? •O que influencia os nossos desejos? •Como é que o desejo é influenciado pela idade? Sexo? Classe social? Cultura? Etnia? •Qual é a relação entre necessidades humanas e direitos humanos? (Ver Actividade 1, Seres Humanos/Direitos Humanos) ADAPTAÇÕES 1.Seguir de perto – A actividade inicial, guardando os cartões e reutilizando-os noutra área. Por exemplo, aplique as categorias das necessidades e desejos a uma aula de matemática, cultura geral ou línguas. 2.Para crianças mais novas – É melhor para as crianças mais novas poderem ver exemplos concretos, de forma a poderem imaginar quais poderão ser os desejos e necessidades de uma criança em especial. Mostre revistas e fotografias às crianças e escolha uma determinada criança para ser um “amigo imaginário”. As crianças podem imaginar características deste amigo (por ex., nome, idade, brinquedos, coisas de que gosta, etc.) As crianças podem recortar a figura, colá-la num papel e apresentar o seu novo amigo. Isto pode ser feito logo no início da actividade. 3.Actividade de Geografia – Já que a turma está a aprender sobre uma localidade diferente, também pode explorar as necessidades e desejos das pessoas que vivem num meio ambiente diferente, tendo em conta especialmente os efeitos do clima, da paisagem e do cenário rural ou urbano. Podem reconsiderar os cartões que fizeram: que figuras poderão ser modificadas? Que categorias? 4.Actividade de Literatura – Peça aos alunos para fazerem os seus montes, baseando-se nas necessidades e desejos das personagens de um conto ou romance que estejam a ler. Fonte: Adaptado de Margot Brown, O Nosso Mundo, Os Nossos Direitos, 31-34. Com autorização da AI - Secção Portuguesa

2 comentários:

  1. Suely que legal que você criou esse espaço de trocas de experiencias da disciplina DHC e agradeço a você pelas dicas e sugestões maravilhosas, muito obrigada.
    PS: A quem eu encontro e nao tem seu email eu falo sobre o blog e peço para da uma espiada.

    ResponderExcluir