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terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ATIVIDADE 2

DAR UM FACE HUMANA AOS DIREITOS INTRODUÇÃO Os participantes produzem uma expressão criativa de um artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Esta actividade pode ser modificada de modo a transformar as criações resultantes num jogo de adivinhas, numa exibição para a comunidade ou numa celebração para o dia 10 de Dezembro, o Dia dos Direitos Humanos. Os participantes também podiam criar cartazes que poderão servir de lembretes para a criação de um ambiente ou comunidade de direitos humanos. Tempo: Variável Materiais: Cópias da DUDH, versão oficial ou abreviada Marcadores Grupo-alvo: Ensino básico a grupos de adultos PROCEDIMENTOS 1.Individualmente ou em pequenos grupos, os participantes seleccionam um artigo da DUDH que considerem especialmente importante. Podem ilustrar um direito que seja fruído, negado ou defendido ou em que ocorra estas três situações. 2.Realizem: •Uma sátira ou uma mímica •Uma ilustração gráfica ou um mural •Uma canção, uma dança, um provérbio ou um jogo (estes podem adaptar-se de uma cultura tradicional) •Um poema ou uma história •Um anúncio publicitário •Uma bandeira Nota: O projecto não deve revelar o número dos artigos que ilustra. 3.Quando os projectos estiverem completos, peça a cada equipa ou indivíduo para mostrar a sua criação. O resto dos participantes tenta adivinhar qual o artigo da DUDH ilustrado. Quando o artigo é identificado correctamente, a pessoa ou equipa que responde correctamente lê o artigo na íntegra em voz alta. Estas apresentações podem ser estruturadas como uma competição de equipas. IR MAIS ALÉM 1.Expor – Afixem as ilustrações gráficas numa biblioteca, museu infantil ou edifício comunitário ou, então, utilizem-nas para criar um calendário ou mural. 2.Exibir – As sátiras, mímicas, canções, danças ou textos podem ser apresentados sob a forma de uma actuação para os colegas de turma, pais ou outros grupos da comunidade. 3.Celebrar – O Dia dos Direitos Humanos pode ser celebrado planeando-se um Festival a 10 de Dezembro com base neste material. Convidem o jornal local, estações de TV e entidades públicas. ADAPTAÇÃO 1.Cartazes para locais públicos – Criem ilustrações ou cartazes que lembrem que os direitos humanos deveriam fazer parte da vida de toda a gente. Por exemplo, criem cartazes que lembrem a toda a gente que o local de trabalho ou a escola são uma “comunidade de direitos humanos”. Nos locais onde existem problemas especiais, estes cartazes podem servir como ponto de partida para a acção. Definam uma estratégia para a utilização destes cartazes de forma a garantir que sejam honrados os direitos e ocorram mudanças positivas na vossa comunidade. Fonte: Human Rights Educator’s Network, AI – Secção dos EUA. Título original: Human Rights Here and Now - Copyright  1998, EUA Publicação da Human Rights Educators’Network da Amnistia Internacional - Secção dos EUA, Human Rights USA e Stanley Foundation - Edição Portuguesa - AI - Secção Portuguesa Com autorização da AI - Secção Portuguesa

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