AQUI E AGORA TEM

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

METODOLOGIAS PARA TRABALHAR EDH

1.Árvore do Conhecimento - Essa árvore deve ser construída em cima dos direcionamentos: Raízes bem firmes, Tronco bem desenvolvido, Galhos bem Crescidos, Folhas Verdes e Frutos com sementes. 2.Árvore da Convivência- Trabalhar as relações de convivência da turma dentro da comunidade escolar. 3.Arvore do Prazer – Material usado pelo SPE – para sensibilização dos alunos para a realização do teste de HIV. 4.Assembléia de Sala – Essa atividade tem por objetivo estabelecer mudanças de atitudes na sala com participação de todos chegando a conclusões e melhora de comportamento, lembrando que ela deve ser avaliada dia-a-dia na sala pelo menos 5mn, durante todo ano. 5.O Brainstorming – Há 3 principais partes: Encontrar os fatos, Geração da idéia, Encontrar a solução. 6.Confronto de Idéias - Tem por objetivo levantar discussões no grande grupo sem que os participantes fiquem com mágoas mais se cheguem a conclusões. 7.Desenho – Observação, Cooperação, Imaginação e empatia 8.Discussões com a turma – Treino de ouvir e ser ouvido, capacidade essenciais no trabalho em equipe. (Realizar mini peça teatral a partir do cenário uma sala de aula). 9.Entrevista - Realizar com membros da comunidade do entorno da escola. 10.Estudo de Caso- Metodologia mais indicada quando se procura compreender um conjunto de fenômenos que, num primeiro momento, revelam, entre si, um baixo grau de comparabilidade. 11.Jornais – Circulação a cidade com as informações analisar e identificar as informações na mídia sobre preconceitos, trabalhar a capacidade de julgamento de comunicação. 12.Júri Simulado - Esse tem por objetivo julgar atitudes e comportamentos no grande grupo para que os participantes analisem cheguem a conclusões. 13.Pares e Grupos – Trabalhar cooperação e compreensão de conceitos abstratos. 14.Projetos de classe- Relacionar temas com a disciplina, aprendizagem e organização de forma que a convivência na turma seja de cordialidade. 15.Questionar - Debates de idéias e do tipo: “ A escola que você quer e a Escola que você tem – fazer uma tabela com 2 colunas- gerar discussão em cima do tema. 16.Recriar informações – Trabalhar de forma a contextualizar juntos aos estudantes e compreender a informação. 17.Resolução de Problemas - Minimizarem problemas existentes no grupo. 18.Role-playing- RP, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminadas, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. 19.Vídeo – Discussão em grupo tratar da temática do vídeo.

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