AQUI E AGORA TEM

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pernambuco Audiência debate revalidação de diplomas de pós-graduados em instituições estrangeiras

Audiência debate revalidação de diplomas de pós-graduados em instituições estrangeiras

dezembro 5, 2011 by Filed under Fique por dentro

Em audiência na Assembleia Legislativa, a Campanha Nacional pela Revalidação de Diplomas trouxe para Pernambuco a luta da Associação dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior. (ANPGIEES). O deputado Paulo Rubem Santiago (PDT), membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, foi convidado pela deputada Teresa Leitão, que preside a Comissão de Educação da AL.

O presidente da Associação dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior, Vicente Celestino de França, existem hoje no país 22 mil estudantes nesta situação.

Ele explicou que já realizou audiências em seis estados, sendo que ano que vem há inúmeras a serem realizadas em outros estados. “Há uma média de dois mil profissionais que fazem pós-graduação no exterior. Queremos discutir essa revalidação. A realidade desses profissionais, o posicionamento das instituições brasileiras com relação ao tema. Há pessoas que são enganadas no exterior com universidades piratas, e não podemos misturar essas entidades com instituições sérias”.

Ele cita que há um projeto de lei que dá plena validade à lei que já é nacional, criada pelo Congresso Nacional e solicitou que a deputada Teresa Leitão entre com o projeto na Assebleia para tramitar em PE.

Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT), que já realizou audiências na Câmara Federal com o MEC, a expansão da pós-graduação e o aumento do registro de patentes caminham lado a lado no projeto de desenvolvimento do país e das políticas nacionais de desenvolvimento. ” As pós-graduações no Brasil não cresceram ao mesmo tempo que a demanda e isso fez os profissionais buscarem universidades estrangeiras. O Brasil não acompanhou a demanda por conta do baixo financiamento em educação. Temos um plano nacional de pós-graduação ao lado do Plano Nacional de Educação”.

Ele explicou com quando em audiência com o MEC em Brasília eles prometeram e não cumpriram com o acordo e não cumpriram com o encaminhamento. “O MEC não chamou as instituições para se elaborar um rito de procedimento único com todas as universidades. O problema é não ter rito algum, tendo as universidades se descomprometendo com o processo. A tendência é naturalmente o processo se extinguindo, sendo uma possibilidade complementar. Nosso movimento é de pressão no MEC para que tenhamos condições de cobrar dessas universidades, dentro de um rito com prazos específicos, pois essa indefinição de prazos para revalidação vem prejudicando as pessoas”.

Fonte: http://www.paulorubem1212.com.br/blog/fique-por-dentro/audiencia-debate-revalidacao-de-diplomas-de-pos-graduados-em-instituicoes-estrangeiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário