AQUI E AGORA TEM

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto Conviver com o ECA na Escola será estendido à todas as GREs Metropolitana do Recife até o fim de 2014

SEE apresenta indicadores do Projeto Educar ao Banco Mundial
Reunião concluiu a visita da missão técnica do Projeto Educar


Assessoria de Comunicação - 30/05/2013 17:21h


Créditos: Ademar Filho
A Secretaria de Educação do Estado (SEE) recebeu nesta quinta-feira (30) mais uma missão técnica do Projeto Educar. O objetivo do encontro foi apresentar os indicadores educacionais ao Banco Mundial (Bird), que financia o projeto. Estiveram presentes ao encontro, além da SEE e do Bird, a Secretaria de Planejamento de Pernambuco (Seplag) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A reunião durou todo o dia. No período da tarde, a SEE e a Seplag apresentaram os indicadores ligados ao desembolso de recursos e também os não relacionados ao desembolso. Os índices apresentados foram referentes a 2012, uma vez que as metas de 2013 só serão concluídas no fim de junho. Até 2012, foram certificadas 159 escolas estaduais com os padrões básicos do Projeto Educar. O compromisso da SEE é certificar mais 62 ainda em 2013 – atingindo a meta de 221 escolas.

A reunião aconteceu após três dias de visitas dos especialistas em educação do Bird, Michael Drabble e Madalena dos Santos. “Ficamos muito satisfeitos em visitar as escolas, conversar com os alunos, gestores e professores. Percebemos um esforço de toda a comunidade escolar no sentido de preservar as escolas. Vimos hortas, jardins, exposições fotográficas”, afirmou Drabble.

Durante a manhã, ex-alunos das escolas estaduais Rosa de Magalhães e Doutor Francisco Pessoa de Queiróz fizeram depoimentos emocionantes sobre a importância de se preservar o ambiente escolar – um dos principais objetivos do Projeto Educar. Eles participaram do projeto Conviver com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte.

Recebemos uma formação sobre o estatuto, e um dos pontos é a preservação da escola. O estudante deve se sentir valorizado e como parte”, afirmou o ex-aluno Robson Guedes. “Eu era um aluno muito difícil, não valorizava o patrimônio público, mas o projeto me ajudou a ter a consciência do certo e do errado. Eu não confiava mais em mim”, completou o também ex-aluno Anderson Silva. Hoje aprovados em cursos superiores de pedagogia, eles são estagiários na GRE Recife Norte. O projeto será estendido a todas as GREs da Região Metropolitana do Recife até o fim de 2014.
 Estiveram presentes à reunião, o secretário de Educação, Ricardo Dantas, e ainda os secretários executivos de Gestão de Rede, Cecília Patriota, de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, e de Planejamento de Gestão, Leonildo Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário