AQUI E AGORA TEM

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Programa de Intercâmbio Internacional - GANHE O MUNDO

Anderson Gomes

Secretário de Educação do Estado de Pernambuco – SE

EDITAL

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. O Processo Seletivo de que trata a presente Portaria, selecionará até 700 (setecentos) estudantes de nível médio da rede pública estadual para participar do programa de intercâmbio internacional - GANHE O MUNDO, de forma gratuita, supervisionados e custeados pelo Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação.

1.2. Os estudantes selecionados, quando convocados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, observado o disposto no item 5.6, cursarão o correspondente a um semestre letivo no Canadá, Estados Unidos ou Reino Unido, com data de embarque prevista para agosto de 2012 (Estados Unidos e Canadá) e setembro de 2012 (Reino Unido).

1.3. O estudante que for selecionado para o programa de intercâmbio internacional - GANHE O MUNDO fará jus a uma bolsa intercâmbio no valor mensal de R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais) que lhe será paga enquanto estiver residindo no exterior, no decorrer do programa.

1.4. Somente poderão participar do processo seletivo os estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas

estaduais e que estejam participando do curso intensivo de inglês do programa Ganhe o Mundo, oferecido pelo Estado de Pernambuco nas turmas iniciadas em 2011.

1.5. O Processo Seletivo de que trata o subitem 1.1 será regido por este Edital, cujos critérios de avaliação serão: a) o atendimento aos

pré-requisitos estabelecidos neste Edital; b) habilidade oral e escrita da língua inglesa; c) entrevista individual.

1.6. O presente Edital estará disponível no Diário Oficial e no site www.educacao.pe.gov.br.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1. As inscrições para o presente Processo Seletivo serão realizadas através de preenchimento do formulário eletrônico, exclusivamente, através do site www.educacao.pe.gov.br, no período 6 a 13 de fevereiro de 2012, até as 23:59 horas, do último dia.

2.2. DOS PRÉ-REQUISITOS

2.2.1. Os pré-requisitos necessários para participar do processo seletivo são os seguintes:

I. estar participando do curso intensivo de inglês do programa Ganhe o Mundo, oferecido pelo Estado de Pernambuco nas turmas

iniciadas em 2011;

II. ter alcançado média final mínima de 7,0 (sete pontos) no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de Português e Matemática em 2011, bem como no curso intensivo de inglês do programa Ganhe o Mundo, oferecido pelo Estado de Pernambuco, em 2011;

III. ter obtido, ao longo do ano letivo de 2011, a frequência mínima de 80% nas aulas regulares da escola de ensino médio em que esteja matriculado, bem como no curso de intensivo de inglês do programa Ganhe o Mundo, oferecido pelo Estado de Pernambuco, em 2011;

IV. possuir no mínimo 14 anos até o mês do embarque da viagem e no máximo 17 anos e 11 meses até a data de embarque para retorno do intercâmbio;

V. não ter sido reprovado em 2011;

VI. preencher completamente o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido no item 2.1, imprimir o comprovante de inscrição e conferilo, certificando-se de que foi devidamente preenchido.

2.2.2. Caso o estudante não atenda a qualquer um dos

pré-requisitos não estará habilitado a concorrer ao intercâmbio objeto deste Edital.

2.2.3. O estudante inscrito assume total responsabilidade pelas

informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros no preenchimento do Formulário de Inscrição, podendo ser excluído do processo seletivo caso o processo de inscrição não esteja de acordo com o estabelecido neste Edital.

3. O estudante no ato da inscrição deverá assinalar o campo informando que seu responsável está ciente deste processo seletivo.

4. Não serão aceitas inscrições por outra via não prevista neste edital, condicional ou extemporânea.

5. As inscrições que não atendam a todos os requisitos estabelecidos neste Edital serão tornadas sem efeito.

6. DA SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas:

a) Primeira etapa: prova de inglês;

b) Segunda etapa: entrevista individual.

7. A primeira etapa da seleção, de caráter classificatório e

eliminatório, consistirá de prova oral e escrita de inglês, realizada pelo Consórcio Multi CCA Pernambuco (responsável pelo curso intensivo de inglês do programa Ganhe o Mundo) a ser realizada em data, hora e local conforme consta no Anexo I.

3.3. A pontuação da prova oral e escrita de língua inglesa será de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo até 50 pontos para a parte oral e até 50 pontos correspondente a parte escrita.

3.4. A prova escrita envolve teste de conhecimento dos conteúdos de língua inglesa correspondente ao nível do conteúdo já cursado pelo estudante contendo 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha totalizando 50(cinquênta) pontos.

3.5. A prova oral que equivalerá a 50 (cinquenta) pontos tem como objetivo avaliar a capacidade de expressar-se e interagir em língua inglesa considerando o uso apropriado de estruturas gramaticais e vocábulos, habilidade de compreensão e fluência.

3.6. O estudante que não obtiver o mínimo de 70 (setenta) pontos na pontuação na prova de inglês (correspondente a nota 7) será considerado eliminado.

3..7. Os dois estudantes de cada turma do curso intensivo de inglês de 2011 do programa Ganhe o Mundo que obtiverem os melhores resultados na prova de inglês e que preencherem os requisitos do item 2.2.1 serão selecionados para segunda etapa que consistirá de uma entrevista individual de caráter classificatório e eliminatório.

3.8. Ocorrendo empate no resultado desta etapa, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

I - O estudante com melhor média final na disciplina de português em 2011;

II - O estudante com melhor média final na disciplina de matemática em 2011;

III - O estudante com maior idade, observando o inciso IV do item 2.2.1.

3.9. As entrevistas serão realizadas nas Gerências Regionais de Educação – GRE, em data e horário que serão divulgados de acordo com o Anexo I.

3.10. A entrevista consistirá na realização de 4 (quatro) perguntas relacionadas a aspectos da vida cotidiana dos estudantes, isto é, familiar, social e cultural, formuladas pela Banca de Entrevistadores, designada pela SE para este fi m, devendo serem respondidas oralmente pelo estudante no tempo máximo de 15 minutos.

3.11. A entrevista valerá no máximo 100 pontos, sendo até 25 pontos por cada pergunta.

3.12. Ao estudante que não comparecer a entrevista será atribuída a pontuação zero e o mesmo estará automaticamente eliminado do processo.

3.13. Participará do programa de intercâmbio o estudante que obtiver a maior pontuação considerando-se a média aritmética do somatório da prova de inglês e da entrevista.

3.14. A relação dos estudantes selecionados para a entrevista será divulgada no site da SE conforme consta no Anexo I, juntamente com o local, data e horário das entrevistas.

3.15. O estudante somente participará da entrevista mediante a apresentação do Termo de Compromisso e Autorização, conforme consta no Anexo III, assinados pelos pais ou responsáveis, com firma reconhecida ou assinado na presença de representante legal da SE, que deverá atestar a assinatura em ambos os documentos.

3.16. A não apresentação na entrevista do Termo de Compromisso e Autorização assinados pelo responsável legal, conforme o contido no item 3.14, implicará no impedimento da participação do estudante na referida etapa.

4. DA CLASSIFICAÇÃO, DOS RECURSOS, CRITÉRIOS DE DESEMPATE E DA HOMOLOGAÇÃO:

4.1. Será selecionado apenas um estudante por turma do curso intensivo de inglês de 2011 do programa Ganhe o Mundo, totalizando até 700 (setecentos) selecionados. Serão classificados os estudantes que obtiverem a maior pontuação considerando a média aritmética do somatório da prova de inglês e da entrevista.

4.2. O estudante poderá interpor recurso, da prova escrita de Inglês, de acordo com modelo previsto no Anexo IV, nos endereços constantes do Anexo II e nas datas estabelecidas no Anexo I, no horário das 09:00 às 16:00 horas. Caberá a cada Unidade correspondente proceder à análise e julgamento do mesmo.

4.3. Ocorrendo empate no resultado final, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

I - O estudante com melhor pontuação na prova de inglês;

II - O estudante com melhor pontuação na entrevista;

III - O estudante com melhor média fi nal na disciplina de português em 2011;

IV - O estudante com melhor média fi nal na disciplina de matemática em 2011;

V - O estudante com maior idade, observando o inciso IV do item 2.2.1.

4.4. O Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado e homologado através de Portaria SEE, publicada em Diário Oficial.

4.5. A Secretaria de Educação disponibilizará o resultado final, para consulta, no site: www.educacao.pe.gov.br e a homologação será publicado no Diário Oficial.

4.6. Será dada prioridade ao critério de escolha do estudante com relação ao país de destino, considerando-se a quantidade de vagas ofertadas por cada país participante.

4.7. O país de destino do estudante será definido levando em conta a ordem da opção realizada no ato da inscrição e da pontuação obtida entre todos os classificados no processo seletivo.

5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

5.1. Caso não venham a ser preenchidas as vagas ofertadas neste edital, por falta de estudantes aprovados, e/ou, por desistência, fica a Secretaria de Educação de Pernambuco – SE, autorizada a promover o remanejamento de vagas e/ou estudantes, preferencialmente, entre os municípios da mesma GRE, respeitada a pontuação obtida no resultado final.

5.2. A inscrição do estudante implicará na aceitação expressa das normas contidas neste Edital.

5.3. Nenhum estudante poderá alegar o desconhecimento do presente edital ou de qualquer outra norma e comunicado posterior e regularmente divulgados, vinculados ao certame, ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o processo seletivo.

5.4. Todos os horários previstos neste edital correspondem ao horário oficial do Estado de Pernambuco.

5.5. Não será fornecido ao estudante documento comprobatório de classificação ou aprovação no presente processo seletivo, valendo,

para esse fim, a publicação no site da SE e no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

5.6. A classificação do estudante assegurará apenas a expectativa de direito ao intercâmbio, ficando a concretização desse ato condicionada à existência de vagas nos países, emissão de passaporte válido e obtenção de vistos consulares.

5.7. O estudante deverá manter atualizado seu endereço, telefone e endereço de email junto a Comissão Coordenadora da Seleção,

enquanto estiver participando deste processo, através do email ganheomundointercambio@educacao.pe.gov.br sendo de sua responsabilidade os prejuízos decorrentes da não atualização.

5.8. É de responsabilidade do estudante acompanhar a divulgação de todos os avisos, comunicados e outras informações pertinentes ao processo seletivo, os quais serão sempre divulgados no site da Secretaria de Educação.

5.9. A não participação em qualquer das etapas do processo seletivo implicará na desclassificação do estudante.

5.10. As despesas com os deslocamentos necessários para participação do estudante no processo seletivo ocorrerão às expensas do mesmo.

5.11. As disposições contidas no presente Edital poderão sofrer alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou a etapa que lhe disser respeito.

5.12. O foro para dirimir quaisquer questões relacionadas à realização do Processo Seletivo de que trata este Edital será o da cidade de Recife/PE.

5.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do presente Processo Seletivo.

Maiores informações e inscrições: Inscrição via web De 06.02.2012 a 13.02.2012 Site: www.educacao.pe.gov.br / Até 23:59 do último dia

Fonte: Diario Oficial do Estado - o2 de fevereiro 2012

7 comentários:

  1. Meu Nome é Paulo, Fiz a prova tirei 9.0.
    Eu queria Sabe se quem vai para o Intercambio é os alunos com maiores notas ou se vai 1 de cada sala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois que obterem as melhores notas, vão para a 2ª fase que é a entrevista. E a partir disto, vai apenas o que alcançar os 100%. Leia o edital, aqui explica tudo isso e muito mais.

      Excluir
  2. Isso é mt injusto, deveria ser os melhores alunos de cada colegio e não dois por sala.

    ResponderExcluir
  3. Oi, em relação ao item 3.15, que menciona o Anexo III. Não entendi essa parte. Onde encontro os anexos?

    ResponderExcluir
  4. eu tirei 97 pontos e não fui selecionada para a entrevista
    e da minha sala so foi uma pessoa!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Meu nome é José Ribamar Lopes da Silva.É que na minha pontuação final( prova escrita e oral) eu só atingir a media de 67 pontos por isso fui desclacificado. Gostaria de saber se terei outra oportunidade?
    Aguardo resposta, por favor entre em contato, pois é de muito interesse.
    Desde já agradeço quaisquer informação.

    ResponderExcluir
  6. E se a pessoas for reprovada por mais de três vezes o que acontece?

    ResponderExcluir