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quinta-feira, 26 de abril de 2012

Concurso de Redação


Moto: Direção com Prevenção, Valorizando Vidas é o tema do concurso de redação

Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede podem participar

 

Assessoria de Comunicação - 23/04/2012 00:00h




Dentro das ações do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco, estão abertas, desde esta segunda (23) e até o dia 04 de maio, as inscrições para o concurso de redação que tem como tema “Moto: Direção com Prevenção, Valorizando Vidas”. Podem participar os estudantes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (anos finais) e Ensino Médio do 1º ao 3º ano, regularmente matriculados nas escolas da rede estadual.


A ideia é provocar a reflexão sobre o uso da motocicleta com o uso da direção preventiva e o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão com o nosso bem maior - a vida. Para escrever as redações, os estudantes serão estimulados a pesquisar sobre o contexto social no uso da Lei do Código Nacional de Trânsito Brasileiro que envolve a moto como transporte de locomoção, o uso de equipamentos de segurança para o condutor, e a relação com a cidadania; além disso o concurso visa incentivar a participação social, contribuindo para o processo de formação da cidadania; e valorizar o protagonismo juvenil inerente aos condutores ou futuros condutores como agentes multiplicadores da prática da cidadania.


As redações devem ter o gênero dissertativo-argumentativo; ter o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas; e devem ser enriquecidas pelo caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, sociais, geográficos, saúde, de direitos e deveres e do fortalecimento da cidadania e outros pertinentes, a serem trabalhados previamente pelo/a professor/a. Os estudos e discussões deverão culminar com a atividade de redação, pelos/as alunos/as, em sala de aula.


Após a realização da produção das redações em sala de aula, cada escola formará um grupo de professores que ficarão responsáveis pela escolha das redações mais representativas da Unidade Escolar, sendo uma redação para cada série do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio.  Escolhidas as Redações representantes, o Gestor da Unidade Escolar deverá preencher no espaço correspondente (retângulo superior) o Código da Escola, e preencher completamente os espaços reservados a marcação deste código no formulário das redações, de acordo modelo abaixo:


A avaliação das redações ocorrerá no período de 27 de maio a 8 de junho, levando em consideração a adequação formal/gênero; centralização temática; progressão e articulação; relevância de fatos e argumentos apresentados; pontuação; morfossintaxes; grafia/acentuação.


Os alunos autores das melhores redações por série de ensino, ditas como vencedoras, receberão cada um: câmera de vídeo moderna e de excelente resolução e instrução em uma oficina de vídeo com especialista no assunto.


A cerimônia de entrega de prêmios acontecerá com o CEPAM- Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos de Pernambuco, instituições envolvidas e/ou parceiras e a(s) autoridade(s) do Estado de Pernambuco.


Mais informações WWW.wix.com/redacaomoto/informacao



Alunos da rede pública estadual tem oportunidade que muitos dos seus professores não tiveram


SE divulga lista de aprovados para intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo
Estudantes de escolas públicas estaduais viajarão para o Canadá e Estados Unidos


Superar as expectativas, indo além dos limites pessoais e geográficos. Assim pode ser definido o programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE), que oferece cursos intensivos de inglês e espanhol nas escolas públicas estaduais, além de intercâmbios para os estudantes. Nesta terça-feira (17), o secretário de Educação, Anderson Gomes, divulgou a lista dos 700 primeiros alunos que irão viajar para os Estados Unidos e o Canadá, em agosto e setembro deste ano. A relação de aprovados pode ser conferida no site da SE (www.educacao.pe.gov.br).


“Estamos, hoje, contemplando a execução de uma ação que já está colhendo os primeiros frutos. Foram 50 jovens com nota máxima na nossa seleção. Acima de tudo, o curso proporcionou um verdadeiro aprendizado para eles. Foram 700 aprovados de 134 municípios do nosso Estado. Estou satisfeito em saber que começamos a mudar a educação pública do País e, principalmente, que estamos formando estudantes preparados para o século XXI” declara Gomes.


Na reunião, estavam presentes 12 estudantes, dos 50, que obtiveram nota máxima na seleção realizada, com quase quatro mil jovens participantes do programa. “Esse curso me deu a oportunidade de conhecer o inglês, foi o meu primeiro contato. Me esforcei muito, estudei demais e estou muito feliz em poder viajar. Será uma experiência única e que servirá para o mercado de trabalho. Sem falar que conhecerei outro país. Isso é o máximo”, comemora a estudante de 15 anos do 2º ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no Recife, Karla Godoy.
Os jovens que alcançaram as melhores notas são oriundos de todas as regiões de Pernambuco, inclusive do interior, como Salgueiro, Caruaru, Vertentes, Serra Talhada, entre outros. Esse desempenho é reflexo da política de interiorização objetivada pelo Governo do Estado. “Temos bons alunos em todas as cidades e isso não é novidade. Esses números refletem o potencial do nosso alunado”, diz o secretário de Educação.
Para garantir a agilidade e efetivação da iniciativa, foi estabelecida uma parceria com a Polícia Federal para a obtenção de passaportes para os jovens.  “Conseguimos facilitar e aumentar o atendimento na PF para esses contemplados, afinal é uma oportunidade única e inovadora até para Pernambuco. O intercâmbio entra como um instrumento de estímulo do estudo da língua estrangeira, mas a sua execução determinará o nosso estado como referência nacional e internacional”, explica o gerente de Programa Especiais da SE, Aurélio Molina.


A viagem durará um semestre letivo e, nesse período, os jovens serão monitorados por uma equipe itinerante de apoio da SE, montada para dar maior suporte para os alunos que estarão em outro país, mas também garantir o contato constante com suas famílias no Brasil. Além disso, esse grupo também será responsável pelo bom andamento de vários âmbitos da vida do jovem no exterior, como saúde, sociabilidade, educação, alimentação, transporte e moradia.


“Fico muito feliz por minha filha ter tido essa oportunidade, que é única e abrirá muitas portas para a vida profissional e social dela. Depois que o secretário explicou como serão todos os procedimentos em relação à estadia das crianças, fiquei mais tranquilo e realmente certo de que minha filha estará bem orientada”, explica Josafá de Abreu, pai de Darielly Siqueira, estudante de 15 anos da Escola Desembargador Renato Fonseca, em Olinda.


Intercâmbio – Para concorrer a uma das bolsas no exterior, os jovens participantes das turmas do programa Ganhe o Mundo se inscreveram e passaram por seleções orais e escritas, além de entrevistas. Nesta primeira edição, cerca de 15 mil estudantes fizeram parte do intensivo, dentre os quais 3.803 passaram pela seleção que aprovou 700 jovens para viajar para o Canadá e os Estados Unidos.
“Fazer intercâmbio é uma oportunidade única para essa garotada, mas o mais incrível é a oferta dos cursos ministrados, esse o diferencial”, diz a gestora da Etepam, Sandra Domitila.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Direitos Humanos


Direitos Humanos




Direitos Humanos


Direitos Humanos



Podem ser definidos como básicos sem os quais os humanos não podem ter uma vida digna. Esses direitos tem sua fundamentação na liberdade, justiça e paz.   Assim sendo, o respeito nos  permite a realização plena do  indivíduo e sua comunidade. É na luta social  que encontramos o desenvolvimento dos direitos humanos e suas raízes, pela liberdade e igualdade de todos – homens e mulheres. Esses direitos encontram-se consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e, também em  documentos como os Pactos Internacionais sobre Direitos Humanos estabelecem o que os governos têm que  fazer  o possível  para respeitar os direitos dos seus cidadãos.

Particularidades dos Direitos Humanos


Eles não têm que ser dados, comprados ganhos ou herdados, pertencem às pessoas porque elas são humanas - os direitos humanos são inerentes a cada indivíduo. São inerentes porque nascemos com eles.
 Eles são iguais  para todos os humanos, independentemente da raça, sexo, religião, etnia, convicção política ou outra, origem social ou nacional.  Pois todos nós nascemos  livres e iguais em dignidade e direitos - os direitos humanos são universais. São universais porque se aplica a cada ser humano na face da terra.
 Eles não podem ser retirados de  ninguém - não temos o direito de coibir outrem dos seus direitos por qualquer razão.  Os homens e mulheres têm direitos humanos mesmo que as leis dos seus países não os reconheçam ou quando os violam -  por exemplo, quando a escravatura é praticada, os escravos têm direitos embora estes estejam a ser violados - os direitos são inalienáveis.
 Eles são para vivermos  dignamente, todos  têm o direito à liberdade, segurança e padrões de vida decentes - os direitos humanos são indivisíveis.
Enviado por: MJM

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Violência contra Mulher X comprovante de Rendimento para Declaração de IR


Durante muito tempo mulheres permanecem caladas, eu também, mas  diante deste fato não posso mais calar-me para o meu próprio bem.  

Foto:  http://todasnos.wordpress.com/2012/01/16/violencia-contra-a-mulher-ate-quando-vamos-ignorar/

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Violência contra Mulher X comprovante de Rendimento para Declaração de IR

O Brasil precisa eliminar a violência de gênero. Precisamos unir forças para avançarmos contra essa violência, uma legislação mais efetiva é necessária para que esse tipo de violência possa ser banida da sociedade mundial.
O Brasil avançou muito nesta questão com a lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), pois  assim um espaço foi aberto para que mulheres não fiquem mais caladas, como eu fiquei e tive que deixar uma história de vida para trás, por não mais aguentar as violências que passava os sofrimentos físicos, psicológico, mudei de cidade com medo, enquanto meu carrasco ficou como vítima perante a cidade. 
Há 16 anos fui vítima de violência doméstica pelo ex-marido, nunca o denunciei, pois queria me resguardar, para não ter que me expor numa delegacia de polícia, pois nos anos 90 não tínhamos a lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).
Anos após sofrer violência e com muita coragem sair de casa, fui obrigada a procurar  ex-marido para solicitar um comprovante de imposto de renda, das receitas recebedidas pela pensão alimentícia que é descontada do seu contracheque para as filhas que temos em comum. A situação  gerou mais violência, e até mesmo  ameaça contra minha vida e das minhas filhas.
Aparentemente resolver a situação é  simples, você me diria:  vá à instituição e solicite os comprovantes, eu  fuie não recebi. Mas, recebi uma informação muito boa “que é de responsabilidade do funcionário repassar esse comprovante"
Esse dito comprovante não me é repassado a mais de 15 anos, ao procurar o ex-marido ele gritou comigo, me ameaçou e ainda me disse que solicitasse na justiça. Se preciso declarar imposto de renda esse ano, quanto tempo vai levar para receber tal documento?
Hoje, precisando de um documento que só o mesmo pode retirar, por que as menores não recebem comprovantes de rendimento, gostaria de deixar publicamente registrado o meu protesto, e sugestão para que os órgãos federal, estadual e municipal, enviem as guardiãs dessas crianças esses comprovantes, assim, sendo evitará que a mulher “como eu” possa ter que correr atrás do ex-marido para pedir, implorar ou até mesmo ser ameaçada, na solicitação desse documento como fui.
Gostaria de publicamente parabenizar os servidores da delegacia da mulher localizada na Rua Siqueira Campos no centro do Recife, pelo belo e sensível atendimento que me fizeram nesta semana.
Se você concorda com esse meu protesto, por favor, repasse aos amigos, amigas, colegas, conhecidos e demais interessados.
Suely Dantas de Oliveira Moura
Técnica Pedagógica em Direitos Humanos