AQUI E AGORA TEM

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CURSO DE LÍNGUA


ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE LÍNGUA
BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS:
O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO no uso de suas atribuições, torna público a Abertura das inscrições para a oferta do Curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais - Nível Básico 1, Básico 2, Intermediário, Avançado e Intérprete de Libras  tendo em vista a necessidade de qualificar os professores estaduais e municipais que têm alunos surdos, bem como os parentes de 1º grau das pessoas surdas e o público em geral, respeitando o limite de vagas, no intuito de promover o aprendizado da referida língua, possibilitando maior inclusão social dos surdos. Busca atender, dessa forma, a orientação defendida pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e o Decreto 5.296/04, que se referem à acessibilidade na comunicação como um direito de todos.
Curso de Língua Brasileira de Sinais - Libras - Nível Básico 1, Básico 2, Intermediário, Avançado e Intérprete de Libras.
A Abertura das inscrições dar-se-ão através do Centro de Apoio aos Surdos - CAS da Secretaria Estadual de Educação.
Os cursos serão realizados no CAS - Centro de Apoio aos Surdos - na Escola Governador Barbosa Lima, na Rua Joaquim Nabuco, s/n - Graças, Recife, PE, CEP: 52.011-000 à Noite com as três turmas e no CEFOSPE - Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco, na Rua Tabira, S/N - Boa Vista, Recife, PE, CEP: 50.050-330 manhã e tarde.  
1. CURSO DE LIBRAS:
a) CEFOSPE – Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco, na Rua Tabira, S/N - Boa Vista - Recife/PE (Próximo da esquina com no João de Barros com junto ao Corpo de Bombeiros):
Dias da semana e Horário do curso:
Ø  Manha – 8h até 11h
·         Segunda-feira – BÁSICO 1 (25 Vagas)
·         Terça-feira – INTERMEDIÁRIO (25 Vagas)
·         Quarta-feira – BÁSICO 2 (25 Vagas)
·         Quinta-feira – BÁSICO 1 (25 Vagas)
·         Sexta-feira – BÁSICO 2 (25 Vagas)
Ø  Tarde – 14h até 17h.
·         Segunda-feira – BÁSICO 1 (25 Vagas)
·         Terça-feira – BÁSICO 1 (25 Vagas)
·         Quarta-feira – BÁSICO 1 (25 Vagas)
·         Quinta-feira – BÁSICO 1 (25 Vagas)
·         Sexta-feira – BÁSICO 1 (25 Vagas)
A carga horária será de 3h semanais e o curso terá a duração de 5 meses.

b) EGBL – Escola Governador Barbosa Lima, na Rua Joaquim Nabuco, s/n – Graças - Recife/PE, (Próximo ao no Hospital Restauração):
Ø  Manha – 8h até 11h
·         Sexta-feira – Curso de Atualização em Libras na JOVENS SURDOS apenas para SURDOS (35 Vagas).
Ø  Noite – 18h45min até 21h30min.
·         Segunda-feira – BÁSICO 1 (35 Vagas), INTERMEDIÁRIO (35 Vagas) e AVANÇADO (35 Vagas).
·         Terça-feira – BÁSICO 1 (35 Vagas), INTERMEDIÁRIO (35 Vagas), AVANÇADO (35 Vagas) e INTÉRPRETE de Libras (35 Vagas).
·         Quarta-feira – BÁSICO 1 (35 Vagas), BÁSICO 2 (35 Vagas) e INTERMEDIÁRIO (35 Vagas).
·         Quinta-feira – BÁSICO 1 (35 Vagas), BÁSICO 2 (35 Vagas), AVANÇADO (35 Vagas) e Curso de Atualização em Libras na COMUNIDADE SURDA apenas para SURDOS (35 Vagas).
·         Sexta-feira – BÁSICO 1 (35 Vagas), BÁSICO 2 (35 Vagas) e Grupos de Estudos em Libras na COMUNIDADE SURDA apenas para SURDOS (35 Vagas)

Carga horária:
Os cursos básico I e II, intermediário, avançado terão carga horária de 60h/aula
O curso de intérprete terá carga horária de 120h/aula.

1.1 DA INSCRIÇÃO
1.1.1.   A inscrição será realizada exclusivamente pelo Centro de Apoios aos Surdos – CAS de 18 até 22/02/2013, no período diurno, de 8h até 12h e no período noturno das 19h até 21h.
1.1.2. Para a inscrição:
I - Ter idade mínima de 18 anos
II - RG;
III - CPF;
IV - Comprovante de residência;
V - Certidão de Nascimento (irmão (ã) ou filho (a)), Certidão de Casamento ou algum comprovante de união estável (cônjuge), para os casos de pessoas que desejem inscrever-se como parente de pessoa surda.
VI - Declaração da atuação do professor na escola, informando o nível da turma, se é ensino regular ou Atendimento Educacional Especializado – AEE.
1.1.3 Em caso de três faltas consecutivas o aluno perderá a vaga automaticamente e fica autorizada ao Coordenador do CAS promover o remanejamento ou substituição destas por inscritos na lista de espera.
2.     DA AVALIAÇÃO
2.1. Por se tratar de um curso eminentemente prático, a avaliação ocorrerá de forma contínua durante todo o curso através da observação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos demonstrados nos diálogos e exposição de língua de sinais durante o curso.
2.2.  Ao final do curso haverá uma avaliação final, de caráter mais formal, envolvendo todo o conteúdo do módulo, a qual será submetida à identificação de nota.
2.3 Terão direito à declaração se obtido nota igual ou maior do que 6 (seis).

3. DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
3.1. O aluno, ao final do curso, terá direito à Declaração de Participação no Curso de Libras - Nível Básico I, uma vez que tenha uma frequência mínima de75% (setenta e cinco por cento).
3.2. Quando o aluno realiza os 04 módulos subsequentes ao Nível básico 1 (Nível Básico 2, Intermediário, Avançado), ao final terá direito à certificação.

4. OBSERVAÇÃO: CURSO de INTÉRPRETE de LIBRAS
4.1. Os candidatos classificados serão convocados obedecendo rigorosamente a ordem de inscrição
O processo seletivo será através de entrevista em Língua de Sinais, portanto, o candidato deverá ter fluência na Libras.
4.2. Possuir no mínimo Ensino Médio completo.

Recife, 15 de fevereiro de 2013.

ALBANIZE GOMES
Gerencia de Políticas de Educação Especial

CALENDÁRIO

Situação
Datas:
Inscrições
18 a 22 / 02
Início das aulas
25 / 02
Final do semestre
28 / 06

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Meu nome é Márcio, sou estagiário do departamento de divulgação da Juruá Editora e gostaria de lhe fazer uma proposta de parceria. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, peço a gentileza de que entre em contato no e-mail divulgacao@jurua.com.br.

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir