AQUI E AGORA TEM

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sugestões de Atividades - Comemoração aos 20 Anos do ECA

Justificativa: Acreditamos que o conhecimento do E.C.A revela-se, indispensável, para viabilizar uma educação protetiva inclusiva e de qualidade dentro do ambiente escolar, na consolidação de um modelo de Educação em Direitos Humanos. No momento em que, discutimos questões para a solução de problemas, decorrentes de atos infracionais no cotidiano da escola, favorecemos com essa discussão o desenvolvimento de uma temática que possibilita um exercício de cidadania e possibilita o encontro dos caminhos para o apoio necessário a diminuição dos atos infracionais. Diante do exposto precisamos, trabalhar com eficácia, pois de um lado estão os interesses dos discentes e do outro, o interesses dos docentes. Por isso precisamos estar centrados no diálogo, na confrontação de idéias, no trabalho em equipe, na reflexão e na busca de caminhos que nos levem a solução objetiva dos problemas identificados. Objetivos: •Conhecer o ECA em relação aos procedimentos legais que deve ser realizados na prática do ato infracional, como instrumento de garantia de proteção às crianças e adolescentes. •Contribuir para a formação de alunos, como agentes multiplicadores, dessa temática para a comunidade escolar. Publico Alvo: Adolescente de 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias Hora aulas: 3 A T I V I D A D E S O/A professor/a, como atividade inicial, deverá assistir o vídeo, com duração de 3 minutos, do Projeto Conviver com o E.C.A na Escola. 1.Após apresentação do vídeo, o/a profª/º deverá indagar aos estudantes. •Para você o que é o E.C.A? •Como você ver a aplicabilidade na Escola? •O ECA apresenta direitos e deveres iguais para as crianças e adolescentes. Por quê? •Na sua visão o que a ECA nos orienta? •O que o ECA orienta as crianças e adolescentes? 1.1 - Pegue as palavras: ATO INFRACIONAL, MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS,LIBERDADE ASSISTIDA,SEMI-LIBERDADE e INTERNAÇÃO, construa um dado. •Divida a turma em equipes de cinco estudantes; •Faça um sorteio das temáticas a serem discutidas; •Distribua com as equipes o Texto Geral : Ato Infracional; •Peça que cada equipe analise temática sorteada; •Estabeleça o tempo necessário para as equipes discutirem e elaborarem sua apresentação. 2. Estabeleça uma discussão entre as equipes e realize um painel de questionamentos entre alunos e professor/a referente ao tema “Conviver com o ECA na Escola”. •Quais as finalidades do E.C.A? •Como ele surgiu? •O que podemos fazer para que ele seja cumprido ? 3. CAIXA do ECA•Pegue uma caixa decore seus lados com figuras de crianças e adolescentes; •Coloque várias palavras do tema a ser estudado dentro; •Conte um conto/causo/história, onde possa despertar nos estudantes o desejo de estudar e conhecer melhor o ECA. •Reúna as equipes e peças aos estudantes que faça sorteio das palavras a serem estudadas; •Cada equipe deve realizar um debate e estipule o tempo; •Peça para que cada equipe escolha um expositor da temática escolhida; •Faça apresentações das equipes e finalize essa etapa; 4. Sugestões de Atividades de Consolidação das discussões realizadas: •Fazer no laboratório de informática um filme no movie maker sobre o tema estudado; •Utilizar recursos de slides, celular, e câmera fotográfica para a realização do trabalho; •Marque outro encontro para apresentação das atividades realizadas pelos alunos. 5. Avaliação: Solicite que cada estudante participante expresse o seu sentimento sobre o trabalho através de uma palavra. •Distribua papel em forma de folha para que o estudante escreva sua palavra; •Leve um tronco de árvore desenhado; •Peça aos estudantes que coloque sua folhas no tronco complementando a arvore; •Faça um comentário final sobre as palavras escritas. Use sua criatividade e a dos alunos.... Elaborado por Suely Dantas

Um comentário: