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segunda-feira, 25 de junho de 2012

PORTARIA SE Nº 4144 DE 22 DE JUNHO DE 2012 - Prêmio Gestão Escolar 2012


PORTARIA SE Nº 4144 DE 22 DE JUNHO DE 2012
O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade de selecionar a escola que irá concorrer ao Prêmio Gestão Escolar 2012, em âmbito nacional,

RESOLVE:

I – Constituir o Comitê Estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012, o qual tem por objetivo avaliar as escolas inscritas e escolher a Escola Destaque Estadual, não fazendo jus a qualquer remuneração adicional.
II – O Comitê Estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012 será composto da seguinte forma:
a) Carla Cavalcanti Fernandes - Coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar e Gerente de Gestão Pedagógica da Rede Escolar/SEGE;
b) Ronan Drummond Afonso Ribeiro - Representando a Rede Globo Nordeste;
c) Flávio de Miranda Oliveira - Representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME;
d) Ana Coelho Vieira Selva - Representando o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE/PE;
e) Maria Eliete Santiago - Representando a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE;
f) Izabel Christina de Avelar Silva – Representando Universidade de Pernambuco – UPE;
g) Zélia Oliveira da Silva Pereira – Representando a Gerência Geral do Programa de Educação Integral/Secretaria Executiva de Educação Profissional-SEEP;
h) Sheila Barbosa Ramalho – Representando a Gerência Geral de Educação Profissional/Secretaria Executiva de Educação Profissional-SEEP;
i) Lucilene Lira de Lima Souza - Representando a Secretaria Executiva de Desenvolvimento de Ensino-SEDE;
j) Juliano Muta – Representando a Assessoria de Comunicação - ASCOM
k) Tânia Vanderlei Griz – Técnica da Gerência de Gestão Pedagógica da Rede Escolar/SEGE;
l) Cássia Virginia Guimarães Cavalcanti - Técnica da Gerência de Gestão Pedagógica da Rede Escolar/SEGE.
m) Sandra de Andrade Arruda Lago - Técnica da Gerência de Gestão Pedagógica da Rede Escolar/SEGE
III – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
IV – Revogam-se as disposições em contrário.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Educação sem Violência no Brasil




Mais do que teoria e prática, a não violência tem que ser uma atitude entre toda a prática de ensino, envolvendo todos os profissionais de educação e estudantes da escola, pais e comunidade em um desafio comum e compartilhado. Assim, a não violência integrada dá ao professor outra visão de seu trabalho pedagógico. 

A escola tem que dar lugar ao diálogo e ao compartilhamento, se tornando um centro para a vida cívica na comunidade.
Para se obter um real impacto, a educação sem violência tem que ser um projeto de toda a escola, o qual deve ser planejado, integrado em todos os aspectos do currículo escolar, na pedagogia e nas atividades, envolvendo todos os professores e profissionais da escola, assim como toda a estrutura organizacional da equipe de tomadas de decisões educacionais. 
As práticas de não violência devem ser coerentes e devem estar refletidas nas regras e na utilização das instalações da escola. 


Vista pelo ângulo da não violência, a Educação é para:

  • Aprender sobre nossos direitos, responsabilidades e obrigações. 
  • Aprender a viver juntos, respeitando nossas diferenças e similaridades. 
  • Desenvolver o aprendizado baseado na cooperação, baseado no diálogo e na compreensão intercultural.
  • Ajudar as crianças a encontrar soluções não violentas para resolverem seus conflitos, experimentarem conflitos utilizando maneiras construtivas de mediação e estratégias de resolução. 
  • Promover a valores e atitudes de não violência: autonomia, responsabilidade, cooperação, criatividade e solidariedade. 
  • Capacitar estudantes a construírem juntos, com seus colegas, seus próprios ideais de paz.


A UNESCO sugere alguns sites e ideias para lidar com a solução de conflitos. Algumas sugestões incluem treinamento para professores e jovens estudantes. Por exemplo, em dezembro de 2008, o setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, realizou o primeiro exercício de sistematização de experiências do programa Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz – programa de inclusão social de abertura das escolas nos finais de semana, oferecendo a jovens e à comunidade atividades artísticas, esportivas e de lazer.
Além disso, publicou uma coleção de oito livros que, além das referências metodológicas e conceituais do programa, contém também um guia passo a passo para a sua implantação e dois manuais para professores convidando a cultivar a paz em sala de aula e praticar a não violência por meio de jogos pedagógicos ou pelo uso de algumas atividades. 


Melhores práticas no Brasil:
Para informações adicionais, visite o site em inglês da UNESCO sobre Educação sem Violência.


FILME - Violência Doméstica

FILME - DESENHOS ANIMADOS e ENSINO DE VALORES

FILME - Violência gera violência

FILME - Direitos Humanos para Crianças

FILME [Animação] Declaração Universal dos Direitos Humanos, por Bibi