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segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Concurso para Professor no Estado da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba lança Edital de concurso para professor efetivo com 230 vagas

Sex, 11 de Novembro de 2011 22:39

A Universidade Estadual da Paraíba lançou Edital para concurso público ao quadro de docentes efetivos da Instituição. Estão sendo oferecidas 230 vagas para Professor Doutor e Mestre, em diversas áreas, que serão distribuídas entre os oito Câmpus da UEPB. A remuneração inicial vai de R$ 2.333,91, para professor Mestre em regime T-20, podendo chegar a R$ 8.577,13 para professor Doutor com dedicação exclusiva.

Os candidatos deverão ficar atentos ao período de inscrição que seguirá dois calendários com inscrições distintas, o primeiro inscreve até o dia 28 de novembro, já o segundo calendário inscreverá a partir do dia 30 deste mês e prosseguirá até o dia 17 de dezembro.

As inscrições poderão ser realizadas por via postal, pelos Correios, SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR), endereçadas à Comissão do Concurso Público para Docente da UEPB, localizada na Rua Baraúnas, 351, 3º andar, Bairro Universitário, Campina Grande-PB, com data de postagem de acordo com o período estabelecido para as inscrições.

Também poderão ser efetuadas inscrições no Protocolo Central da UEPB, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8 às 12h e das 14 às 17h, em envelope lacrado e etiquetado com os dados do remetente, à semelhança do envio postal endereçado à Comissão do Concurso.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar Requerimento de Inscrição indicando a área pretendida com respectivo código; Cópias autenticadas do RG, CPF e Diploma de Graduação; Comprovação da Pós-Graduação exigida, através de Cópia autenticada do(s) Diploma(s) ou certidão de defesa de Dissertação ou Tese do(s) curso(s) de Pós-Graduação, com validade nacional; Currículo Lattes encadernado, acompanhado de cópia dos documentos comprobatórios de todas as informações nele prestadas, inclusive da produção científica, seguindo a sequência apresentada no Currículo Lattes e Comprovação do pagamento de R$150 referente ao valor da inscrição (original ou cópia). Para gerar o boleto de inscrição, o candidato deve acessar o portal http://gruepb.uepb.edu.br.

Assim como o período de inscrição, as provas escrita e oral e o exame de títulos também obedecerão dois calendários e ocorrerão entre os dias 10 de dezembro de 2011 e 22 de janeiro de 2012. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3315-3422

Confira o Edital, a Resolução e os Temas

http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4037:uepb-lanca-edital-de-concurso-para-professor-efetivo-com-230-vagas&catid=177:noticias&Itemid=410

Enviado por Adinaly Pereira

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PROFESSORES ESTÃO EXCLUÍDOS DO DEBATE PÚBLICO SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL

Professores estão excluídos do debate público sobre política educacional na América Latina, segundo pesquisa

09/11/2011 - 16h27

Flávia Albuquerque Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os professores estão fora do debate público sobre a educação e suas vozes não estão presentes nas coberturas jornalística da América Latina, segundo pesquisa do Observatório da Educação feita em 18 jornais do continente. Foram analisadas mais de 1.200 reportagens de maio a julho deste ano. As matérias indicam que as políticas públicas implantadas, os novos temas, disciplinas e materiais para as aulas são modificados sem que os professores sejam consultados sobre a política educacional.

“O professor é sempre um personagem e nunca uma fonte para balizar a política pública. E a má qualidade do ensino é sempre atribuída a eles. Estão sendo responsabilizados, mas não têm seu direito de resposta”, disse Fernanda Campagnucci, editora do Observatório da Educação, que participou do lançamento de Rede pela Valorização dos Docentes Latino-Americanos, hoje (9), na capital paulista.

Segundo Fernanda, a análise indicou que entre os temas mais comentados nos jornais estão a qualidade, seguida dos sistemas de avaliação, problemas de infraestrutura e violência nas escolas. Depois aparece a questão das tecnologias de informação na educação. “Nesse caso, dependendo do enfoque, entra em conflito com o docente, porque tem problemas de informação e uma ideia de que o aluno não precisa do professor para aprender porque consegue aprender sozinho com o computador”. Outro problema destacado nas reportagens analisadas são as greves e paralisações.

A vice-presidente da Internacional de Educação da América Latina, Fátima Aparecida Silva, disse que no geral a categoria dos professores é composta principalmente por mulheres, que chegam a ser 80% no ensino infantil e médio, enquanto no superior há mais homens. Além disso, apontou que os professores estão envelhecendo ao redor do mundo, já que a média de idade é de 45 anos. “A profissão não atrai mais gente jovem. Nos últimos dez anos, os mais novos ficam cerca de quatro anos dando aula até encontrar outra ocupação melhor.”

A ausência de formação é presente em todos os países, assim como a fata de um processo de negociação que traga valorização para a profissão, com diferenças entre a zona rural e urbana, tanto na formação quanto na remuneração. “Quando conversamos com os professores que vivem o dia a dia da aula, percebemos que eles reclamam ainda do número excessivo de alunos em sala de aula e da falta de participação nas políticas públicas, além da ausência de plano de carreira e do ressentimento por serem culpados pela má qualidade educacional.”

A coordenadora do Comitê Diretivo da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), Camila Croso, disse que tem notado a tendência de desvalorização dos trabalhadores da educação, além do desprestígio e do processo de culpabilização e criminalização. “São tendências muito preocupantes, mas há também processos de resistência a tais tendências. Mas se sobressai o conjunto desvalorização, desprestígio e criminalização.”

Ela destacou ainda a tendência à privatização traduzida no nome de parcerias público-privadas, que aponta para outro lado, procurando ser atrativa. Disse também que há um marcante discurso sobre resultados na aprendizagem que não avalia os rumos da educação, mas dentro do foco de escola como fábrica de seres homogêneos montados para o mercado de trabalho.

“Esse sistema de ranqueamento é preocupante porque o resultado é medido sobre o quê? Aí voltamos ao ponto de partida que é perguntar para que serve a educação. Toda análise parte do aluno homogêneo que tem que responder ao mercado de trabalho”, assinalou Camila.

Ele também reforçou que há uma criminalização de professores e até dos alunos. “Há uma perda de noção do coletivo, porque há ataque aos sindicatos. Assim individualiza os professores e coloca o sistema de avaliação com prêmio e castigo. Desvaloriza o professor, porque leva a política de ensinar para o teste, para ir bem na prova. Adapta o currículo, se articula como o não protagonista do fazer pedagógico.”.

Guillermo Williamson, da Universidad de La Frontera, do Chile, disse que em seu país a educação apresenta cifras de desigualdade e que não há gratuidade para o ensino. Lá, as universidades são pagas ou se têm bolsas de estudo para os pobres. “No Chile, 40% dos jovens podem ir à Universidade, mas se a família tem dois filhos precisa escolher qual deles pode ir ter o ensino superior”.

Segundo ele, assim como no Brasil. os jovens estão desistindo de ser professores por conta da precarização do ensino. “Temos que trabalhar fortemente na educação pública estatal e podemos buscar a gestão social com cooperativas mistas com o Estado”. Para ele é preciso retomar a função do professor, que em sua avaliação é ensinar os alunos e ser um mestre. Além disso ele destacou que é preciso que o professor recupere sua autoridade em sala de aula.

Edição: João Carlos Rodrigues

Professores estão excluídos do debate público sobre política educacional na América Latina, segundo pesquisa | Agência Brasil

Professores estão excluídos do debate público sobre política educacional na América Latina, segundo pesquisa | Agência Brasil

sábado, 12 de novembro de 2011

Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim-FABEJA

PORTARIA-SE Nº 7493 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, RESOLVE Homologar o Parecer Nº 151/2011-CES, do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco-CEE/PE, que Autoriza o Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim-FABEJA, autarquia Educacional do Belo Jardim.

Especialização em Direito Público – Controle Externo dos Tribunais de Contas

PORTARIA-SE Nº 7492 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, RESOLVE Homologar o Parecer Nº 150/2011-CES, do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco-CEE/PE, que Autoriza a oferta do Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Direito Público – Controle Externo dos Tribunais de Contas, da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco-ESMAPE.

ESPECIALIZAÇÃO em Direito Aplicado à Gestão Pública

PORTARIA-SE Nº 7491 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, RESOLVE Homologar o Parecer Nº 133/2011-CES, do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco-CEE/PE, que Autoriza a oferta do Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Direito Aplicado à Gestão Pública, da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco-ESMAPE.

Regulamento da Secretaria do Governo

DECRETO Nº 37.388, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011

Aprova o Regulamento da Secretaria do Governo, e dá

outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 37, incisos II e IV da Constituição Estadual, tendo em vista o disposto na Lei Complementar nº 49, de 31 de janeiro de 2003, e alterações, na Lei nº 14.264, de 06 de janeiro de 2011 e no Decreto nº 36.102, de 18 de janeiro de 2011,

DECRETA:

Art. 1° Ficam aprovados o Regulamento e o Quadro de Cargos Comissionados e Funções Gratificadas da Secretaria do Governo, anexos a este Decreto.

Art. 2º Ficam redenominados os cargos, em comissão, do Quadro de Cargos Comissionados e Funções Gratificadas da Secretaria do Governo, a seguir especificados, mantidos os símbolos:

I – 01 (um) cargo de Gerente Geral de Parceria Público e Privada, símbolo DAS-2, passando a denominar-se Gerente Geral de Parcerias Público-Privadas;

II – 01 (um) cargo de Gerente Geral para Setor Privado, símbolo DAS-2, passando a denominar-se Gerente Geral para Setor Privado e Terceiro Setor;

III – 01 (um) cargo de Gerente Geral para Terceiro Setor, símbolo DAS-2, passando a denominar-se Gerente Geral para Setor Privado e Sociedade Civil;

IV – 01 (um) cargo de Gerente Geral de Convênios e Emendas Parlamentares, símbolo DAS-2, passando a denominar-se Gerente Geral de Acompanhamento de Programas e Projetos;

V – 01 (um) cargo de Coordenador Técnico de Parceria Pública e Privada, símbolo CAS-1, passando a denominar-se Coordenador Técnico de Parcerias Público-Privadas;

VI - 02 (dois) cargos de Coordenador de Monitoramento das Parcerias Públicas e Privadas, símbolo CAS-2, passando a denominar-se Coordenador de Monitoramento de Parcerias Público-Privadas.

Art. 3º O Manual de Serviços detalhará as atribuições e o funcionamento dos órgãos integrantes da estrutura administrativa da Secretaria do Governo, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de publicação deste Decreto.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação, com efeito retroativo a 15 de janeiro de 2011.

Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.

Palácio do Campo das Princesas, Recife, 10 de novembro do ano de 2011, 195º da Revolução Republicana Constitucionalista e 190º da Independência do Brasil.

EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS

Governador do Estado

MAURÍCIO RANDS COELHO BARROS

FRANCISCO TADEU BARBOSA DE ALENCAR

PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA

JOSÉ RICARDO WANDERLEY DANTAS DE OLIVEIRA

ALEXANDRE REBÊLO TÁVORA

THIAGO ARRAES DE ALENCAR NORÕES