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segunda-feira, 8 de março de 2010

Sugestões de atividades sobre o Dia Internacional das Mulheres: Pela GEDH

1. Objetivo •Oportunizar, no espaço escolar o debate sobre os 100 anos da comemoração referente ao dia 8 de março não apenas como um fato histórico, mas como oportunidades que contribuam para o conhecimento sobre o enfretamento de violências sofridas pelas mulheres. 2. Orientações Metodológicas •Convidar mulheres da comunidade, comitês (que atuam na defesa dos direitos da mulher) para um a roda de diálogo, conversando sobre as políticas públicas de atendimento a mulher; na saúde, educação; trabalho, etc... •Realizar entrevistas com representantes engajadas no movimento de mulheres na cidade, visando à discussão sobre a condição feminina, a equidade de gênero no contexto dos Direitos Humanos. •Analisar de dados sobre a violência contra a mulher no Brasil e em Pernambuco e das medidas legais de proteção dos direitos da mulher. •Promover campanhas de sensibilização e informação através de oficinas e estudos de documentos sobre os direitos das mulheres; •Realização de debate sobre as práticas discriminatórias contra a mulher observadas por alunos e alunas no seu cotidiano. •Realizar concurso de poesias, redações que retratem a mulher de forma valorativa dentro da educação; •Levantamento de informações para análise crítica através de sites, revistas, livros, jornais, filmes, propagandas, músicas e outras expressões que desvalorizam a mulher. •Leitura e interpretação com o texto da lei Maria da Penha. •Construção de uma Linha do tempo com vários materiais utilizados pelas mulheres de diferentes décadas, tais como: roupas femininas, sapatos, maquiagem; utensílios, brinquedo, etc. •Oportunizar uma roda de conversa para homenagear o Dia Internacional da Mulher. Proporcionando atividades onde os alunos se expressem livremente através de desenhos, mensagens, etc. Finalizar a atividade propondo um Mural . 3. Vídeo Fórum 3.1. Filme: Olga Sinopse: Olga Benario é uma judia alemã que abandona a família para se dedicar à militância política no partido comunista de seu país. Recebe a missão de se passar por mulher do brasileiro Luis Carlos Prestes. Cada vez mais próximos, os dois acabam se apaixonando de verdade, e Olga decide ficar no Brasil ao lado de Prestes para ajudá-lo a derrubar a ditadura de Getúlio Vargas. Mas, o plano não dá certo, e os dois acabam presos. Mesmo grávida Olga é deportada para a Alemanha nazista e vai parar num campo de concentração. Brasil/2004. 141 min. 3.2. Filme: “Reze para o Diabo voltar para o inferno”. Sinopse: O filme tem duração de 72 minutos e conta a história de corajosas mulheres liberianas que armadas apenas com camisetas brancas e a coragem de suas convicções, protestaram e exigiram uma solução para a guerra civil que castigava há anos o país africano. A Libéria tem hoje à frente de seu governo, como conseqüência do movimento empreendido pelas mulheres, Ellen Johnson Sirleaf, a primeira presidenta africana. 3.3. Filme: Menina de Ouro Sinopse: Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador. 3.4. Filme: Terra para Rose Sinopse: A partir da história de Rose, agricultora sem terra que, com outras 1.500 famílias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva, a fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, o filme aborda a sensível questão da reforma agrária no Brasil, no período de transição pós regime militar. Retrata o início de um polêmico e importante movimento social, o MST. Rose deu à luz ao primeiro bebê que nasceu no acampamento e foi morta em estranho acidente. 3.5. Filme: O Sonho de Rose, 10 anos depois. Sinopse: Relato emocionado e emocionante do reencontro, dez anos depois, da diretora com os personagens de seu premiado filme TERRA PARA ROSE (1987). O SONHO DE ROSE acompanha a trajetória de 1.500 famílias de agricultores sem terra, que, depois da ocupação de um latifúndio improdutivo, em 1985, conseguiram transformar seus sonhos em realidade. O filme narra os resultados surpreendentes dos assentamentos. E o que terá acontecido com o sonho de Rose? Documentário/ Documentary / Documentaire , 35mm, cor/ color/ colour/ couleur, dolby digital, 92 min., 2.000 3.6. Filme: A Escolha de Sofia Sinopse: Em 1947 um jovem escritor se torna amigo de um casal que mora na mesma pensão. É quando ele conhece através de Sofia sua passagem pelos campos de concentração nazista e seu difícil relacionamento com o marido. Estados Unidos/Iugoslávia/1982. 150 min. 3.7. Filme: Geração Roubada Sinopse: História real de Molly Craig, jovem negra australiana de 14 anos que, em 1931, com sua irmã Daisy, de 10 anos, e sua prima Gracie, de 8 anos, foge de um campo do governo britânico da Austrália, criado para treinar mulheres aborígines para serem empregadas domésticas. Austrália/2002. 94 min. 3.8. Filme: Em Nome de Deus Sinopse: Quatro mulheres são deixadas sob a custódia das irmãs Magdalene, em um orfanato, para que acabem com seus comportamentos pecaminosos. Todas elas têm de trabalhar na lavanderia, com a rigorosa supervisão das freiras, que fazem o uso de castigos sádicos. Algumas internas rebelam-se, tentando fugir do sofrimento, enquanto outras padecem no tratamento. Estados Unidos/ 2002. 119 min. 3.9. Filme: Anjos do Sol: Sinopse: Uma garota de 12 anos é vendida pela família a um recrutador de prostitutas. Ela vai então a um prostíbulo na floresta amazônica, onde sofre vários abusos. Brasil/2006. 92 min. 3.10. Filme: O Sorriso de Monalisa: Sinopse Uma professora serve de inspiração para suas alunas, após decidir lutar contra normas conservadoras do colégio em que trabalha. Estados Unidos/2003. 117 min. 3.11. Filme: A Cor Púrpura Sinopse Geórgia, 1909. Celie é uma menina de apenas 14 anos que é violentada pelo pai, gerando duas crianças. Ela logo é separada dos filhos e doada a um homem, que a trata como escrava, mas também sua companheira. Estados Unidos/1985. 154 min. 3.12. Filme: Letra Escarlate Sinopse Durante o século XVII, Hester Prynne é casada com o médico Roger Prynne. Eles estão de mudança e ela está encarregada de chegar na nova cidade a frente do marido para conseguir um lar para o casal. O que ela não espera é ficar apaixonada pelo reverendo Arthur, e, a partir daí, não segurar seus sentimentos. Quando todos falam que seu marido fora assassinado por índios, ela acaba ficando grávida de Arthur, sendo marginalizada pela sociedade local. Estados Unidos/1995. 135 min. 3.13. Frida: Sinopse: Frida Kahlo levou uma vida intensa e sem limites como uma revolucionária política, artística e sexual. O filme retrata a história da vida que Frida Kahlo compartilhou abertamente e sem medos com Diego Rivera, quando o controverso casal revolucionou o mundo artístico. Estados Unidos/2002. 122min. 3.14. Dormindo com o Inimigo Sinopse: Quando Laura se casou com Martin Burney, há quatro anos, eles aparentemente formavam o casal ideal. Na casa dos Burney, porém, as coisas não são como aparentam. Subjugada por uma relação doentia, Laura decide fugir e começar uma nova vida. Tudo para fugir do homem mais perigoso que já conheceu. Seu Marido. Estados Unidos/ 1991. 98 min. 4 - Sugestões Bibliográficas ALVES, Branca Moreira, PITANGUY, Jaqueline. O que é feminismo. 3º ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. AVELAR, Lúcia. Mulheres na elite política brasileira. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer: Editora da UNESP, 2001. AUAD. Daniela. Feminismo: que história é essa?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. BARSTED, Leila de A. Unhares. Violência contra a mulher e cidadania: uma avaliação das políticas públicas. Rio de Janeiro: CEPIA, 1994. BASTOS, Francisco Inácio. A feminização da epidemia de Aids no Brasil: determinantes estruturais e alternativas de enfrentamento. Rio de Janeiro: ABIA, 2000. HERMANN, Jacqueline, BARSTED Leila de A. Linhares. O judiciário e a violência contra mulher: a ordem legal e a (des)ordem familiar. Rio de Janeiro: CEPIA, 1995. PRIORE, M. Historia das Mulheres No Brasil. São Paulo: Contexto, 1997. RUFINO, Alzira. Violência Contra Mulher: um novo olhar. São Paulo: Casa de Cultura da Mulher Negra. , 2001. SAFFIOTI, H., MUNHOZ; BRUSCHINI (Org.) Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994. SAFFIOTI. Helieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1976. TELES,M. A. A.; MELO, M. O Que é violência contra a mulher. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2002. Acesso em: 09 jul. 2002. 5. Biblioteca Virtual 5.1. Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre a Mulher e Relações de Gênero - REDOR http://www.ufba.br/~redor/ ONG feminista que tem como objetivo desenvolver estudos sobre a mulher e relações de gênero nas regiões norte e nordeste brasileiras. Com cerca de 130 pesquisadores nos 23 núcleos e grupos de estudos afiliados, vinculados às instituições de ensino superior e de pesquisa das duas regiões, priorizam a minimização das discrepâncias regionais existentes em relação ao centro-sul, principalmente no que se refere aos avanços nos estudos e pesquisas em torno da problemática de gênero. O site apresenta suas pesquisas/publicações. 5.2. Conselho Nacional dos Direitos da Mulher - CNDM. http://www.planalto.gov.br/spmulheres/cndm/index.htm O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher foi criado em 1985, vinculado ao Ministério da Justiça, para promover políticas voltadas para a eliminação da discriminação contra a mulher e para assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do país. De lá para cá, teve suas funções e atribuições bastante alteradas. No governo do Presidente Lula passou a integrar a estrutura da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, contando com representantes da sociedade civil e do governo, o que amplia o processo de controle social sobre as políticas públicas para as mulheres. 5.3. Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP http://www.unicamp.br/pagu/ O Núcleo, vinculado à UNICAMP, foi criado em 1993 como um espaço acadêmico de discussão e pesquisas interdisciplinares. Objetiva principalmente a promoção de oportunidades de reflexão sobre gênero, através da realização de conferências, debates e seminários, abertos ao público, com a participação do Núcleo e/ou de pesquisadores convidados. Colabora na criação e funcionamento de cursos acadêmicos, grupos de estudos e nos Cadernos Pagu, com publicação semestral. 5.4. CEPIA - Publicações regulares http://www.cepia.org.br/Portugues/Publicacoes/Publicacoes_Regulares/publicacoes_regulares.html Página disponibilizada pela CEPIA para divulgação de suas publicações regulares (Cadernos CEPIA e Cartas da CEPIA) e outras, que abordam questões de gênero, violência, saúde da mulher, cidadania e direitos. O site da CEPIA ainda oferece, entre outros, uma página de notícias mensal para divulgação de artigos e eventos também nas áreas de gênero e direitos humanos, organizada por esta e seus parceiros. 5.5. Mulher Governo. Governo Federal http://www.redegoverno.gov.br/mulhergoverno/ Site criado pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer informações e serviços para a mulher brasileira tais como artigos, etc; legislação; notícias e eventos; dados estatísticos entre outras. Disponibiliza também uma linha do tempo, que registra os principais acontecimentos que propiciaram a maior participação feminina em diversas áreas no período entre 1900 e 2000. 5.6. Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero - NEMGE. Universidade de São Paulo - USP http://www.usp.br/nemge/index.htm Criado em 1985 por um grupo de docentes o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero da USP visa aprofundar através de pesquisas empíricas e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina, e ainda divulgar os resultados de trabalhos e pesquisas na área. A página apresenta O que é o NEMGE, artigos na íntegra nas áreas Violência, Trabalho, Feminismo, Família e Participação Política, eventos relacionados e publicações. 5.7. Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Gênero - NIEM. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS http://www.nucleomulher.ufrgs.br Trata-se de um núcleo de estudo vinculado à UFRGS, que contribui para a formação de uma consciência crítica sobre as desigualdades de gênero e sobre a importância do papel da mulher na sociedade, fomentando a realização de estudos e pesquisas sobre a questão da mulher e as relações de gênero. O site disponibiliza informações sobre o histórico do núcleo, do movimento feminista de Porto Alegre e internacional e texto que discute e apresenta a Plataforma de Beijing.

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