Como fazer o Conselho de Classe
Muitos não sabem para o que ele serve. Outros
nunca participaram de um. A grande maioria nem quer ouvir falar nele. E é quase
um consenso geral de que ele não serve para nada ! Você sabe do quê estou
falando ? Se respondeu: Conselho de Classe, acertou !
Agradeço a todos os Professores que colaboraram
postando comentários no nosso blog e compartilhando suas experiências no que
refere-se a participação nos Conselhos de Classe, inclusive com algumas
sugestões muito pertinentes e interessantes. Espero que todos tenham lido.
Afinal é esta a ideia do SOS Professor, ser um espaço colaborativo, um ambiente
onde possamos compartilhar aprendizados e enriquecer nossa prática.
Conselho de Classe que não resolve nada:
O vídeo “ Conselho de Classe” que é um trecho do
filme Entre os Muros da Escola, reflete bem a realidade da grande maioria das
nossas Escolas, excetuando pela participação das alunas representantes de sala,
o vídeo é uma cópia, sem tirar nem por, do que vivenciamos nos Conselhos de
Classe pelo Brasil afora.
O grupo reúne-se e então os Professores
sentem-se livres para manifestarem-se sobre os alunos. Os diálogos versam
sempre sobre o comportamento e problemas de indisciplina do aluno, tendo seu
desempenho e sucessos desconsiderados. São diálogos entrecortados de
comentários, opiniões, juízos de valor, julgamentos, preconceitos e achismos.
Onde todos buscam o apoio e anuência uns dos outros como que para validar as
afirmações feitas.
Muitas vezes o fracasso do aluno é
atribuído a causas psicológicas e então são emitidos juízos de valor
baseados no senso comum e não em laudos diagnósticos ou fonte segura que o
ampare. Ao invés de avaliar o processo de aprendizagem, a interação pedagógica,
e a eficiência da prática pedagógica do professor, o Conselho presta-se apenas
para apontar e julgar comportamentos.
Neste modelo de Conselho de Classe, nada de
fato é discutido e de fato nada é solucionado. Todos desabafam, todos discorrem
livremente suas angústias, alguns nem falam pois não são apoiados nas suas
colocações, então tudo fica na mesma.
Qual a finalidade do Conselho de Classe :
Antes de debatermos como deve ser realizado um
Conselho de Classe, preciso esclarecer qual é a finalidade do mesmo. É preciso
saber o porquê deste tipo de Reunião, para quê ela é realizada, e qual é o
papel das pessoas que lá estão.
A palavra “ conselho” vem do latim consiliu
e, conforme o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa tem os seguintes
significados:
1 Juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer.
2 Aviso, ensino, lição, prudência.
3
Tribunal.
4 Reunião ou assembléia de
ministros.
5 Corpo coletivo, com função
consultiva ou deliberativa.
6 Reunião de
pessoas que deliberam sobre negócios particulares.
7
Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou secundárias,
presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do ensino.
Assim, é correto afirmar que quem aconselha deve
ser uma pessoa prudente, ter bom senso, discernimento, domínio próprio,
autoridade e notório saber na questão consultada. Desta forma fica claro que
ninguém consultará a vizinha sobre um investimento na Bolsa de Valores, ou a
Merendeira se um aluno necessita de tratamento Psiquiátrico. É preciso ter
competência e conhecimento da questão para emitir declarações.
Daí a importância da Educação Continuada, pois ,
especialmente no nosso caso, enquanto Educadores, não podemos resvalar no senso
comum, achismo é coisa de gente que não está preparada devidamente para
argumentar. Devemos ter bases sólidas e seguras, não apenas na nossa área de
atuação, mas dentro do possível estarmos atualizados sobre o que ocorre em
áreas correlacionadas a nossa. Buscar o conhecimento tem de ser um estilo de
vida, e não apenas a busca de um certificado.
Fiz esse recorte para que você compreenda que um
Conselho é composto de pessoas, e estas exercerão o papel de Conselheiros, que
terão o objetivo de ponderar, aconselhar, orientar, propor, discernir as
melhores intervenções e soluções para uma determinada questão. Mas quais
questões esses “ Conselheiros” terão de ponderar e aconselhar ?
Bem, o Conselho de Classe é uma reunião
avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo
ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos,
o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias
de ensino empregadas, a adequação da organização curricular
e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de
avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.
Reflita por um momento: um Conselheiro preparado
poderá ser justo, sábio e ponderado no momento de deliberar. Já um Conselheiro
despreparado, relapso com suas funções, incompetente na sua área de atuação e
negligente com suas tarefas jamais poderá contribuir com soluções para o
crescimento dos Alunos, da Equipe ou da Instituição.
Que tipo de Conselheiro você desejaria ter ao seu
lado no próximo Conselho de Classe ?
Sugestões para um Conselho de
Classe eficaz:
A grande maioria das Escolas está utilizando um
modelo de Conselho de Classe que não funciona, ou que não atende totalmente aos
objetivos de um Conselho de Classe, o qual não se restringe apenas a
discutir notas ou comportamentos dos alunos.
O modelo eficiente deve
contemplar como já foi dito anteriormente as seguintes questões a serem
discutidas no Conselho de Classe:
- Aprendizagem
dos alunos
- Desempenho
dos docentes
- Resultados
das estratégias de ensino empregadas
- Adequação
da organização curricular
- Outros
aspectos referentes a esse processo
Abaixo algumas sugestões para você estruturar seu
próximo Conselho de Classe:
. Pré-Conselho com a
Turma:
– Rendimento Turma: logo após as
provas realize com a Turma um Pré-Conselho, selecione os itens que deseja medir
o avaliar com a turma tais como: rendimento da classe (media geral da sala),
comportamento, participação, comprometimento, etc.
- Rendimento Professor: peça para a turma
Avaliar o seu Desempenho no que refere-se a: Metodologia utilizada,
Atividades, Ritmo da Aula, Práticas de Ensino, Organização dos Espaços da sala,
etc.
- Metas/Combinados: discutam intervenções para
implementar as mudanças que forem necessárias para a correção dos problemas
levantados por ambos os lados
. Diagnóstico da
Turma:
Você já elaborou o diagnóstico de cada
aluno no início do ano. Então transcreva esses dados em uma única Ficha e leve
para os Conselheiros apenas com os casos mais delicados para serem
discutidos. Aborde o rendimento pedagógico, comportamento, resultados
alcançados, outras questões que estão interferindo na vida do aluno. Lembre-se
Você conhece o seu aluno, porém os demais Conselheiros talvez não estejam
totalmente a par de determinados detalhes, e isso pode fazer toda a diferença
na hora de ponderar a melhor intervenção.
. Conselho em 2 Atos:
Neste caso o Conselho seria realizado em 2
momentos distintos, onde no 1º. Momento contaria com a presença de
Representantes de Classe, e no 2º. Momento apenas com os Professores.
Obs: Caso a Turma já tiver realizado o Pré
Conselho com o Professor em Sala de Aula não haveria a necessidade de realizar
o Conselho de Classe em 2 Atos.
1º. Ato: Participação
Representantes de Turma (debate de questões relativas a Turma)
Neste momento ocorreria a participação de
Representantes de Turma, pois os Representantes discorreriam sobre as
mudanças e/ou problemas que gostariam que fossem solucionados no que refere-se
a didática do Professor, metodologia, postura, etc.
Os Professores, por sua vez, colocariam as
questões que estariam enfrentando com aquela Turma . Todos debateriam algumas
proposições, e já ficaria definido as intervenções a serem adotadas. Seria
registrado em Ata para as Representantes assinarem e então este momento seria
finalizado.
2º. Ato: Conselho apenas
com Professores
Neste momento o Conselho seria realizado apenas
com os Professore, sem os Representantes de Turma, onde seriam discutidos os
casos individuais dos alunos, bem como os demais assuntos.
CONCLUSÃO:
O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir
os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem os
alunos e o processo de ensino.
Pedir que os alunos se avaliem, reflitam sobre
suas falhas, sobre sua atuação é fácil, o difícil é os professores fazerem o
mesmo. Para exercitar essa difícil prática é que o conselho deve começar com a
autocrítica dos professores.
O que o professor diz na autocrítica deve servir
como elemento para a coordenação ajudá-lo a superar as dificuldades
apresentadas, confrontar o problema com os que os outros professores também
apresentam para, juntos, buscarem a superação. A coordenação dever ter claro
que, também, a avaliação, não é para classificar o professor e sim ajudá-lo a
desempenhar melhor o seu trabalho.
Ao fazer o Conselho de Classe contemplando seus
reais objetivos a Escola atinge os seguintes resultados:
• Promove uma visão abrangente do papel da
avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valoriza o progresso individual do aluno, seu
comportamento cognitivo, afetivo e social ;
• Reconhece o contexto familiar em que o aluno
está inserido;
• Incentiva a auto-análise e auto-avaliação dos
profissionais de ensino;
• Propicia mudanças tanto na prática
docente, no currículo e na dinâmica escolar;
• Traça metas para que as mudanças sugeridas
sejam efetivamente realizadas.
Há outros problemas sérios que contribuem para o
fracasso escolar, tais como a negligência da família, a capacitação deficiente,
a falta de estrutura, a indisciplina, etc, etc.
Por outro lado não podemos cair na armadilha de
que tudo é a estrutura, a lei, o sistema
e ninguém assume nada. Pois há condições às vezes de mudanças significativas,
com as reais condições de um instrumento que a escola já apresenta
e que está em nossas mãos fazer uso: o Conselho de Classe.
E você o que acha? Compartilhe no blog.
Bibliografia :
DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo:
Cortez, 1988.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano
do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As
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PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma
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_____. A produção do fracasso escolar: histórias
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FONTE: