AQUI E AGORA TEM

terça-feira, 24 de agosto de 2010

NÃO VENDA SEU VOTO 2

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ATIVIDADE 9

OS DIREITOS HUMANOS NO MUNDO E NO NOSSO PAÍS INTRODUÇÃO Os participantes estabelecem eventuais relações entre afirmações e abusos sobre direitos humanos em países seleccionados com artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Tempo: 60-90 minutos Materiais:Cópias da DUDH e Folha 1, Direitos Humanos no Mundo Grupo-alvo:2.º Ciclo a grupos de adultos Ligações:Combina bem com a Actividade 6, Direitos Humanos nas Notícias. Ver IV Parte, Entrar em Acção pelos Direitos Humanos para ideias para entrar em acção. PROCEDIMENTOS PARTE A: Identificar tópicos de direitos humanos no mundo 1.Divida os participantes em pequenos “grupos de pesquisa” e entregue a cada membro uma cópia da DUDH e da Folha 1, Direitos no Mundo. 2.Entregue a cada grupo de pesquisa um conjunto diferente de 3 a 6 declarações da Folha 1, Direitos no Mundo. Os grupos têm entre 15 a 20 minutos para encontrar dois ou mais artigos da DUDH que se apliquem a cada frase. Por exemplo, a Declaração 12 “Tropas do governo matam defensores da democracia na China, durante uma manifestação pacífica” representa um abuso do Artigo 3 (direito à vida) e uma afirmação do Artigo 20 (direito de reunião). Um exemplo explicando os diversos passos desta actividade pode ser útil para dar início ao processo. 3.Reagrupe os participantes: se existirem 4 pessoas num grupo, entregue a cada uma delas um número de 1 a 4. Depois todos os “n.º 1” formam um grupo, todos os “n.º 2” outro, etc. 4.Peça aos participantes do novo grupo para relatarem entre si os resultados dos seus grupos de pesquisa, para que cada declaração na folha tenha cobertura. Discuta determinadas declarações que considerem particularmente importantes ou interessantes. PARTE B: Identificar tópicos de direitos humanos no nosso país 5.Peça aos participantes para fazerem uma lista semelhante de 10 afirmações e 10 abusos que sejam específicos do seu próprio país. 6.Peça aos participantes para voltarem para os seus grupos de pesquisa originais. Tal como no Passo 2, os participantes estabelecem a ligação entre a nova lista de declarações e os artigos da DUDH. 7.Como um só grupo, peça-lhes para identificarem as informações e abusos que tocam particularmente as suas vidas. •Porque são estas afirmações em particular especialmente significativas? •Existem indivíduos e grupos que trabalham para defender e promover os direitos que as pessoas têm agora? •Existem grupos no país e/ou na vossa comunidade para corrigir os abusos de direitos humanos? •Existem atitudes que os próprios participantes possam querer tomar? Se adequado, comece a desenvolver um plano de acção. Fonte: Patrick Manson, Human Rights Educator’s Network, Amnistia Internacional – Secção dos EUA.

MENSAGEM

"A capacidade do homem para a justiça permite a democracia possível, a inclinação do homem para a injustiça torna a democracia necessária." Reinhold Niebur

ATIVIDADE 8

COMPARAR DOCUMENTOS SOBRE DIREITOS HUMANOS INTRODUÇÃO Esta actividade pede aos participantes para compararem os direitos declarados na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) com os presentes na Convenção dos Direitos da Criança. Desafia-os a explorarem razões para a presença ou ausência de determinados direitos e a reflectirem sobre o papel dos governos em garantir os direitos. (Nota: É necessário algum conhecimento prévio da DUDH e da Convenção dos Direitos da Criança). Tempo: 45-90 minutos Materiais:Folha 1, Comparar Documentos de Direitos. Cópias da DUDH e Convenção sobre os Direitos da Criança(Ver V Parte, Apêndices) Grupo-alvo: Ensino secundário a grupos de adultos Ligações:A Actividade 5, Um Novo Planeta oferece uma boa preparação. A I Parte, Uma Breve História dos Direitos Humanos fornece informação básica PROCEDIMENTOS 1. Peça aos participantes para completarem a Folha 1, Comparar Documentos sobre Direitos. Peça aos participantes para se referirem à DUDH e Convenção dos Direitos da Criança para verificarem as suas respostas. 2. Discuta: •Descobriram algo que fosse surpresa? •Quais os direitos declarados na DUDH ou na Convenção dos Direitos da Criança que acham que deveriam ou não ser universais? Apresentem razões. •Acham que a Convenção dos Direitos da Criança aborda mais questões que a DUDH? Porquê ou porque não? •Teriam os redactores da Convenção dos Direitos da Criança e da DUDH diferentes concepções do que significam “direitos”? •Terão os cidadãos do nosso país mais alguns direitos para além dos incluídos na DUDH e Convenção dos Direitos da Criança? Expliquem. •A DUDH deveria ser mais abrangente? Porquê ou porque não? Quais os direitos que adicionariam? •Como é que vocês explicam que alguns dos direitos sociais, económicos e culturais encontrados na DUDH não sejam garantidos pelos governos? •Na vossa opinião, quais deveriam ser os limites e responsabilidades do governo na garantia de determinados direitos dos seus cidadãos e cidadãs? Por exemplo, será a fome ou a ausência de casa uma responsabilidade do governo? Fonte: Adaptado de David Shiman, Teaching Human Rights, (Denver: Center for Teaching International Relations Publications, University of Denver, 1993), 4 –16.

Direitos Humanos e Memória

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