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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TRABALHANDO COM DIREITOS HUMANOS VIII - SUGESTÕES

I FASE Objetivo: Promover o conhecimento e entendimento dos novos instrumentos relacionados aos Direitos Humanos. 1.O que são Direitos Humanos; 2.Os Direitos Humanos e as Leis correlatas; 3.Declaração Universal dos Direitos Humanos; 4.Art. 5º Constituição Federal; 5.Conscientização e divulgação da cidadania: construindo cidadãos para o mundo; 6.A mídia X (des)respeitos aos Direitos Humanos. II FASE Objetivo: Contribuir para o enfrentamento dos diversos tipos de violência presente na sociedade através do diálogo e das estratégias de negociação interpessoal e grupal. 1.A violência como ameaça à sociedade; 2.Ações do governo no combate à violência; 3.O papel do cidadão no combate a violência; 4.Cidadania, conflito e violência urbana; 5.Tipos de violências: a)Intrafamiliar: ECA, Estatuto do idoso; b)Doméstica; c)Extrafamiliar; d)Institucional: Código Penal Brasileiro; e)Interpessoal; f)Urbana. 6.Cultura da paz: procedimentos necessários para a não violência; 7.Órgãos de apoio ao combate à violência; 8.Violação dos direitos das pessoas com deficiências. III FASE Objetivo: Construir a afirmação da igualdade de gênero, no espaço escolar de maneira a favorecer a transformação da realidade na construção de uma sociedade mais humana. 1.Conceito de gênero; 2.As relações de gênero; 3.Discriminação de gênero - Lei 9.029/95; 4.Homofobia; 5.Lei Maria da Penha; 6.A mídia e a diversidade sexual; 7.Sexualidade na adolescência; 8.Relações afetivas. VI FASE Objetivo: Combater todas as formas de discriminação e racismo presentes nos diferentes âmbitos da comunidade escolar e sociais. 1.Discriminação por cor – Lei Nº. 7.716 de 5 de janeiro de 1989; 2.Diferença entre preconceito, racismo e discriminação; 3.Legislação contra o racismo; 4.A exclusão socioeconômica da população Afro-Brasileira e Indígena; 5.A luta pelo fim das diferenças raciais no cotidiano; 6.Pluralidade religiosa.

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