terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
TRABALHANDO COM DIREITOS HUMANOS VI - SUGESTÕES
SUGESTÕES VI
Objetivos:
- Proporcionar, no contexto espaço/tempo, a concepção do cidadão na luta pelos direitos;
- Promover aos estudantes o conhecimento das lutas na construção dos direitos humanos e sua importância para os dias atuais.
I FASE
1. Regras de convivência em sala de aula
2. A luta dos Direitos Humanos se dá no cotidiano;
3. Direitos Humanos: conquistas históricas;
4. Os Direitos Humanos de acordo com o contexto social em que vivemos nos dias atuais;
5. Direito Humano muita gente luta por eles uns são sujeitos e outros parceiros;
6. Direitos Humanos são maneiras do viver que afetam nossas relações no cotidiano;
II FASE
Objetivo: Compreender a construção social dos direitos humanos, conhecendo e debatendo evolução histórica e documentos.
1. Evolução Histórica;
2. Raízes do conceito
a) Direito 1ª Geração - Direitos Individuais e Direitos da Liberdade
a.a) Declaração da Virginia –USA -1776
a.b) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – França -1789
b) Direito 2ª Geração – Direitos Sociais e da Igualdade
b.a) Constituição Mexicana – 1917
b.b) Constituição Russa - 1919
c) Direito 3ª Geração – Direitos dos Povos e da Solidariedade
c.a) Declaração Universal dos Direitos Humanos –ONU 1948
c.b) Declaração Universal dos direitos dos povos - 1976
d) Direito 4ª Geração
d.a) Direitos a uma vida saudável, com o meio ambiente
d.b) Direitos e responsabilidades sócio-ambiental
III FASE
Objetivo: Propiciar aos estudantes informações e discussões sobre a temática que contemplem a transversalidade conceitual no seu cotidiano levando-o a refletir sobre sua prática no cotidiano.
1. Equidade de Gênero
2. Conceitos de gênero
3. O papel da mulher na antiguidade
4. O papel da mulher na Idade Média
5. A mulher na modernidade
6. O movimento feminista
7. Relação de respeito entre os gêneros
8. Violência contra a mulher
VI FASE
Objetivo: Analisar com os estudantes a importância da Educação Fiscal como prática de cidadania.
1.Objetivos fundamentais do Estado
2.Conceito e elementos constitutivos
3.Elemento humano
4.Elemento físico
5.Elemento político – jurídico
6.Estatuto da Criança e do Adolescente ECA
7.Poderes do Estado
8.Atividade política
9.Atividade administrativa
10.Atividade financeira
11.Relação estado-cidadão - Material encontrado no livro: Educação Fiscal como pratica de cidadania - GEFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário