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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TRABALHANDO COM DIREITOS HUMANOS VI - SUGESTÕES

SUGESTÕES VI Objetivos: - Proporcionar, no contexto espaço/tempo, a concepção do cidadão na luta pelos direitos; - Promover aos estudantes o conhecimento das lutas na construção dos direitos humanos e sua importância para os dias atuais. I FASE 1. Regras de convivência em sala de aula 2. A luta dos Direitos Humanos se dá no cotidiano; 3. Direitos Humanos: conquistas históricas; 4. Os Direitos Humanos de acordo com o contexto social em que vivemos nos dias atuais; 5. Direito Humano muita gente luta por eles uns são sujeitos e outros parceiros; 6. Direitos Humanos são maneiras do viver que afetam nossas relações no cotidiano; II FASE Objetivo: Compreender a construção social dos direitos humanos, conhecendo e debatendo evolução histórica e documentos. 1. Evolução Histórica; 2. Raízes do conceito a) Direito 1ª Geração - Direitos Individuais e Direitos da Liberdade a.a) Declaração da Virginia –USA -1776 a.b) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – França -1789 b) Direito 2ª Geração – Direitos Sociais e da Igualdade b.a) Constituição Mexicana – 1917 b.b) Constituição Russa - 1919 c) Direito 3ª Geração – Direitos dos Povos e da Solidariedade c.a) Declaração Universal dos Direitos Humanos –ONU 1948 c.b) Declaração Universal dos direitos dos povos - 1976 d) Direito 4ª Geração d.a) Direitos a uma vida saudável, com o meio ambiente d.b) Direitos e responsabilidades sócio-ambiental III FASE Objetivo: Propiciar aos estudantes informações e discussões sobre a temática que contemplem a transversalidade conceitual no seu cotidiano levando-o a refletir sobre sua prática no cotidiano. 1. Equidade de Gênero 2. Conceitos de gênero 3. O papel da mulher na antiguidade 4. O papel da mulher na Idade Média 5. A mulher na modernidade 6. O movimento feminista 7. Relação de respeito entre os gêneros 8. Violência contra a mulher VI FASE Objetivo: Analisar com os estudantes a importância da Educação Fiscal como prática de cidadania. 1.Objetivos fundamentais do Estado 2.Conceito e elementos constitutivos 3.Elemento humano 4.Elemento físico 5.Elemento político – jurídico 6.Estatuto da Criança e do Adolescente ECA 7.Poderes do Estado 8.Atividade política 9.Atividade administrativa 10.Atividade financeira 11.Relação estado-cidadão - Material encontrado no livro: Educação Fiscal como pratica de cidadania - GEFE

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