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domingo, 25 de julho de 2010

ATIVIDADE 7

O MAPA DOS DIREITOS HUMANOS NA NOSSA COMUNIDADE INTRODUÇÃO Os participantes trabalham em conjunto para criar um mapa da sua comunidade e identificar os direitos associados a cada instituição principal. Tempo: 1 hora (mas pode ser prolongada para vários dias) Materiais: Marcadores, cartolina Cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) Grupo-alvo: Ensino básico a grupos de adultos PROCEDIMENTOS 1.Divida os participantes em pequenos grupos e peça-lhes para desenharem um mapa da sua terra (ou bairro no caso de comunidades maiores). Devem incluir as suas casas, os principais edifícios públicos (por ex., parques, posto dos correios, câmara municipal, escolas, locais de culto), serviços públicos (por ex., hospitais, sede dos bombeiros, esquadra da polícia) e outros locais que sejam importantes para a comunidade (por ex., supermercados, cemitério, cinemas, bombas de gasolina). 2.Quando os mapas estiverem completos, peça aos participantes para analisarem os seus mapas sob uma perspectiva de direitos humanos. Quais os direitos humanos que associam com diferentes locais nos seus mapas? Por exemplo, um local de culto associa-se com o direito liberdade de pensamento, consciência e religião; a escola com o direito à educação; o posto dos correios com o direito à informação, à privacidade e à expressão pessoal. Ao identificarem estes direitos, devem procurar o ou os artigos relevantes na DUDH e escrever o número dos artigos ao lado do local sinalizado no mapa. 3.Peça a cada grupo para apresentar o seu mapa a todo o grupo e resumir a sua análise dos direitos humanos exercidos na comunidade. •Houve algumas partes do vosso mapa que tivesse uma maior concentração de direitos? Como explicam isto? •Houve algumas partes que tivessem poucas ou até mesmo nenhumas associações a direitos? Como explicam isto? •Existem alguns artigos da DUDH que pareçam particularmente exercidos nesta comunidade? Como poderá ser isto explicado? •Existem alguns artigos da DUDH que nenhum grupo tenha incluído no seu mapa? Como poderá ser isto explicado? •Quais dos direitos identificados são direitos civis e políticos? Quais são direitos sociais, económicos e culturais? Ver V Parte, Um Glossário de Direitos Humanos. Houve algum tipo de direito que predominasse no mapa? Houve algum tipo de direito que predominasse em determinadas áreas (por ex., mais direitos civis e políticos associados ao tribunal, à câmara municipal ou à esquadra de polícia)? • Depois da discussão, alguém vê novas formas para adicionar direitos ao seu maa, especialmente aqueles que não estavam incluídos na primeira versão? 4. Discuta: .Existem alguns locais nesta comunidade onde os direitos das pessoas sejam violados? •Existem algumas pessoas nesta comunidade, cujos direitos sejam violados? •O que acontece nesta comunidade quando os direitos de alguém são violados? •Existem alguns locais nesta comunidade onde as pessoas façam alguma coisa para proteger os direitos humanos ou evitar que as violações aconteçam? ADAPTAÇÕES 1.Para crianças mais novas a.O mapa pode ser criado a três dimensões. b.Esta actividade pode ser combinada com uma volta pelo bairro para se observarem os direitos em acção. c.O exercício pode focar apenas a escola ou a casa. d.Pequenos grupos podem receber partes separadas de um mapa comum para analisarem os direitos humanos. 2.Expandir a actividade – Cada passo da actividade pode ser feito em diferentes dias, para dar aos participantes tempo para reconsiderarem a disposição e aspecto do bairro e dos direitos associados a cada componente. 3.Orador convidado – A discussão no Passo 4 fornece uma excelente oportunidade para se convidar um advogado ou um defensor dos direitos humanos para falar com o grupo. 4.Enfoque nos direitos das crianças – A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) pode substituir a DUDH, especialmente para utilização na escola. Pode convidar-se um representante de um serviço de protecção da criança ou um grupo de defesa da criança para falar com a turma. 5.Uma actividade de Matemática ou Geografia – Esta lição pode ser desenvolvida como uma actividade de matemática, desenhando a área à escala. Também pode ser uma actividade de geografia, incluindo topografia, direcções e relações especiais. Fonte: Adaptado de uma demonstração de Anette Faye Jacobsen, Danish Centre for Human Rights. PUBLICADO COM AUTORIZAÇÃO DA AI-PORTUGUESA

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