domingo, 25 de julho de 2010
ATIVIDADE 6
DIREITOS HUMANOS NAS NOTÍCIAS
INTRODUÇÃO
Esta actividade utiliza jornais e meios de comunicação recentes para desenvolver uma consciência das questões dos direitos na vida quotidiana e para mostrar os direitos humanos não apenas da perspectiva de como são violados, mas também como são fruídos e protegidos.
Tempo: 30-40 minutos
Materiais: Páginas de jornais, cartolina, fita-cola ou cola, tesoura
Cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)
Grupo-alvo: 2.º Ciclo a grupos de adultos
Ligações: Uma excelente sequência para a Actividade 5, Um Novo Planeta.
Combina bem com a Actividade 9, Direitos Humanos no Mundo e no
Nosso País.
PROCEDIMENTOS
1.Divida os participantes em pequenos grupos. Cada grupo recebe um jornal ou páginas de um jornal, tesoura, fita-cola ou cola e uma folha de cartolina.
2.Cada grupo elaborará um cartaz utilizando itens do jornal agrupados nestas categorias:
a.direitos praticados e gozados
b.direitos negados
c.direitos protegidos
d.direitos em conflito
Encoraje os participantes a procurarem não apenas notícias, como também pequenos detalhes, como anúncios e publicidade - por ex., a língua do próprio jornal ilustra o direito à língua e à cultura, os anúncios podem ilustrar o direito à propriedade privada, os relatos de eventos sociais podem ilustrar os direitos culturais e as colunas pessoais podem reflectir muitos direitos na prática.
3.Uma vez que os participantes tenham encontrado histórias para cada categoria, devem seleccionar uma história de cada categoria para analisarem:
a.Quais os direitos específicos envolvidos na história? Façam uma lista ao lado do artigo.
b.Encontrem o artigo ou artigos que cubram cada direito e escrevam os números dos artigos na lista.
Alternativa: Todos os grupos contribuem para 4 cartazes separados, combinando os artigos que encontraram para fazerem cartazes da turma.
4.Peça a um porta-voz de cada grupo para resumir as escolhas do grupo.
5.Escolha uma ou duas histórias de cada cartaz dos grupos e peça ao grupo para explicar a sua análise da história em termos da DUDH:
•Quais os direitos específicos envolvidos em várias histórias?
•Quais os artigos da DUDH que estavam envolvidos?
•A maioria das histórias estavam ligadas a direitos políticos e civis ou a direitos sociais, económicos e culturais? Ver V Parte, Um Glossário de Direitos Humanos, para definições. Porque é que vocês acham que um tipo de direito aparecia mais vezes?
6.Discuta:
•Que categorias de história de direitos foram mais fáceis de encontrar? Mais difíceis? Porquê?
•Houve alguns artigos da DUDH que apareceram mais vezes que outros? Como explicam isto?
•Quantos artigos mencionavam explicitamente direitos humanos? Quantos estavam relacionados com questões de direitos humanos, mas não utilizavam estas palavras? Porque é que vocês acham que os direitos humanos não foram mencionados?
•Baseando-se nestas notícias, qual parece ser o estado dos direitos humanos no mundo de hoje em dia? No país? E na comunidade?
•Quais são algumas das iniciativas e posições positivas para a protecção e cumprimento dos direitos humanos indicados nas histórias? Quem está a tomar estas acções?
IR MAIS ALÉM
1.Continuar a procurar – Deixe os cartazes pendurados por mais algum tempo, durante o qual os participantes continuarão a juntar recortes. Avalie novamente os cartazes e efectue uma discussão conclusiva.
2.Compare a cobertura da comunicação social – Peça aos participantes para compararem a cobertura das mesmas histórias de direitos humanos em diferentes jornais e/ou diferentes meios de comunicação (por ex., rádio, revistas, TV). Quais as diferenças que conseguem observar na importância dada à história? No ênfase dado aos aspectos da história? Existem várias versões de um só acontecimento? Alguma das versões da história mencionava explicitamente os direitos humanos?
3.Avaliação da cobertura televisiva – Peça aos participantes para verem um noticiário na televisão e anotarem os assuntos cobertos e a quantidade de tempo dispensado para cada assunto relacionado com os direitos humanos.
Fonte: Nancy Flowers, Human Rights Educator’s Network, Amnistia Internacional – Secção dos EUA.
A tarefa imediata do ensino e pesquisa sobre os direitos humanos deveria ser evitar ou diminuir substancialmente as violações de direitos humanos, descobrindo e aplicando métodos pouco dispendiosos, práticos e eficazes para se despertar nos indivíduos, grupos, povos e governos uma consciência do significado, conteúdo e valor dos direitos humanos; uma consciência de como os direitos humanos são violados; como as violações podem ser evitadas ou corrigidas; como os direitos humanos podem ser realçados; a vontade de respeitar e defender os direitos humanos. Resumindo, a tarefa deveria ser interiorizar o respeito pelos direitos humanos.
Dr. José W. Diokno, Presidente
Comité Presidencial Filipino sobre Direitos Humanos
PUBLICADO COM AUTORIZAÇÃO DA AI- PORTUGUESA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário