terça-feira, 8 de dezembro de 2009
TRABANHANDO COM DIREITOS HUMANOS VII
Objetivo: Analisar os conflitos sociais e seus resultados para a sociedade atual confrontando o seu cotidiano e as temáticas envolvidas.
•A educação transformadora de realidade: conflito e resolução no cotidiano escolar;
•A história e formação do Gremio estudantil;
•A importância da comunidade externa e interna na gestão democrática da escola;
•A Ética na gestão escolar;
•Direitos Humanos e exclusão social na comunidade escolar;
•Tolerância e solidariedade no cotidiano escolar;
•A arte de viver o conflito: semeando a paz;
Objetivo: Estimular os estudantes a conhecer a sexualidade humana, como prática cotidiana e questões que envolvam o direito humano a saúde.
•Mitos e Realidades
•Risco ou vulnerabilidade
•Homossexualidade na escola
•A sexualidade na vida das pessoas com deficiência
•Gravidez na adolescência
•A sexualidade em tempo de AIDS
•Discriminação X solidariedade
Objetivo: Aprofundar o conhecimento em relação aos direitos e garantias fundamentais de acordo com a constituição de 1988.
•Dos princípios fundamentais
•Dos direitos e garantias fundamentais I - Dos Direitos e Deveres individuais e Coletivos
•Dos direitos e garantias fundamentais II – Dos Direitos Sociais Dos direitos e garantias fundamentais III - Dos Direitos Políticos
Objetivo: Desenvolver estratégias para o conhecimento da legislação em vigor, desenvolvendo as relações solidárias e cooperação com respeito aos direitos humanos como prática da cidadania.
•Discriminação de Gênero- Lei Nº. 9.029 de 13 de abril de 1995
•Discriminação por Deficiência – Lei Nº. 7.853 de 24 de outubro de 1989
•Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – Decreto Legislativo Nº186 de 2008
•Política Nacional para integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Decreto Nº. 3.298 de 20 de dezembro de 1999.
•Abuso de Autoridade – Lei Nº.4.898 de dezembro de 1965
•Trabalho escravo – Lei Nº. 9.777 de dezembro de 1998
•Tortura – Lei Nº. 9.455 de 7 de abril de 1997
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