terça-feira, 28 de setembro de 2010
Sugestões de Atividades - Comemoração aos 20 Anos do ECA
Justificativa:
Acreditamos que o conhecimento do E.C.A revela-se, indispensável, para viabilizar uma educação protetiva inclusiva e de qualidade dentro do ambiente escolar, na consolidação de um modelo de Educação em Direitos Humanos.
No momento em que, discutimos questões para a solução de problemas, decorrentes de atos infracionais no cotidiano da escola, favorecemos com essa discussão o desenvolvimento de uma temática que possibilita um exercício de cidadania e possibilita o encontro dos caminhos para o apoio necessário a diminuição dos atos infracionais.
Diante do exposto precisamos, trabalhar com eficácia, pois de um lado estão os interesses dos discentes e do outro, o interesses dos docentes.
Por isso precisamos estar centrados no diálogo, na confrontação de idéias, no trabalho em equipe, na reflexão e na busca de caminhos que nos levem a solução objetiva dos problemas identificados.
Objetivos:
•Conhecer o ECA em relação aos procedimentos legais que deve ser realizados na prática do ato infracional, como instrumento de garantia de proteção às crianças e adolescentes.
•Contribuir para a formação de alunos, como agentes multiplicadores, dessa temática para a comunidade escolar.
Publico Alvo: Adolescente de 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias
Hora aulas: 3
A T I V I D A D E S
O/A professor/a, como atividade inicial, deverá assistir o vídeo, com duração de 3 minutos, do Projeto Conviver com o E.C.A na Escola.
1.Após apresentação do vídeo, o/a profª/º deverá indagar aos estudantes.
•Para você o que é o E.C.A?
•Como você ver a aplicabilidade na Escola?
•O ECA apresenta direitos e deveres iguais para as crianças e adolescentes. Por quê?
•Na sua visão o que a ECA nos orienta?
•O que o ECA orienta as crianças e adolescentes?
1.1 - Pegue as palavras: ATO INFRACIONAL, MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS,LIBERDADE ASSISTIDA,SEMI-LIBERDADE e INTERNAÇÃO, construa um dado.
•Divida a turma em equipes de cinco estudantes;
•Faça um sorteio das temáticas a serem discutidas;
•Distribua com as equipes o Texto Geral : Ato Infracional;
•Peça que cada equipe analise temática sorteada;
•Estabeleça o tempo necessário para as equipes discutirem e elaborarem sua apresentação.
2. Estabeleça uma discussão entre as equipes e realize um painel de questionamentos entre alunos e professor/a referente ao tema “Conviver com o ECA na Escola”.
•Quais as finalidades do E.C.A?
•Como ele surgiu?
•O que podemos fazer para que ele seja cumprido ?
3. CAIXA do ECA•Pegue uma caixa decore seus lados com figuras de crianças e adolescentes;
•Coloque várias palavras do tema a ser estudado dentro;
•Conte um conto/causo/história, onde possa despertar nos estudantes o desejo de estudar e conhecer melhor o ECA.
•Reúna as equipes e peças aos estudantes que faça sorteio das palavras a serem estudadas;
•Cada equipe deve realizar um debate e estipule o tempo;
•Peça para que cada equipe escolha um expositor da temática escolhida;
•Faça apresentações das equipes e finalize essa etapa;
4. Sugestões de Atividades de Consolidação das discussões realizadas:
•Fazer no laboratório de informática um filme no movie maker sobre o tema estudado;
•Utilizar recursos de slides, celular, e câmera fotográfica para a realização do trabalho;
•Marque outro encontro para apresentação das atividades realizadas pelos alunos.
5. Avaliação:
Solicite que cada estudante participante expresse o seu sentimento sobre o trabalho através de uma palavra.
•Distribua papel em forma de folha para que o estudante escreva sua palavra;
•Leve um tronco de árvore desenhado;
•Peça aos estudantes que coloque sua folhas no tronco complementando a arvore;
•Faça um comentário final sobre as palavras escritas.
Use sua criatividade e a dos alunos....
Elaborado por Suely Dantas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ótima atividade, você foi bem criativa, parabéns!!!!
ResponderExcluir