segunda-feira, 26 de abril de 2010
Projeto Pais e Mães de Olho nas DST/AIDS
SUMÁRIO
1.Apresentação...............................................................03
2.Justificativa..............................................................04
3.Objetivo Geral.............................................................05
4.Objetivos Específicos......................................................05
5.Carga Horária.. ...........................................................05
6.Público Alvo...............................................................05
7.Período ...................................................................05
8.Coordenação................................................................05
9.Palestrante................................................................05
10.Temáticas ................................................................06
11.Metodologia...............................................................06
12.Estrutura do local para a realização da formação.........................06
13.Avaliação.................................................................07
14. Referências Bibliográficas ..............................................07
1.APRESENTAÇÃO
Acreditamos que, uma das metas da Secretaria de Educação é garantir educação de qualidade para todos que ingressam na escola pública da Rede Estadual. Para tal, é imprescindível o investimento em formação continuada para professores das diversas áreas do conhecimento, para que assim eles possam, como mediadores, conduzir com mais propriedade o ensino e ter como resultado melhor aprendizagem.
Pensando assim, apresentamos o Projeto SPE que trata de atividades na área de Direitos Humanos para profissionais do ensino fundamental e médio na área de educação. A formação será realizada em forma de seminários, que visa contemplar todos os/as professores/as interessado/as na temática, que fazem parte da jurisdição das GREs na Região Metropolitana do Recife .A formação será desenvolvida com abordagem geral e introdutória na concepção das Temáticas Diversificadas relacionadas à Saúde de toda a comunidade Escolar. A ênfase do projeto, por sua vez, está voltada para a educação em saúde e prevenção nas escolas com experiências vivenciadas pelos professores no contexto da realidade escolar, onde efetivamente se opera a formação Educação em Direitos Humanos e Cidadania.
2. JUSTIFICATIVA
Elementos da saúde e da educação estão presentes durante todo o desenvolvimento humano de maneira muito expressiva. São importantes no desenvolvimento biopsicossocial e na formação dos sujeitos sociais e políticos. As ações setoriais nesses campos têm mútuas repercussões e, assim sendo, se faz necessário a construção de políticas integradas da Saúde e da Educação, como condição indispensável para atualizar e renovar, de forma permanente, a prevenção das DST/AIDS, nas populações jovens.
É neste sentido que a proposta pretende atuar na formação de pais dos estudantes, habilitar os participantes na formação, significam também incentivá-los para a realização de estudos, reflexões, propostas de trabalho e intervenções na comunidade onde estão inseridos, aprofundando seus conhecimentos teóricos de modo a possibilitar a vinculação da teoria com a prática educativa e cotidiana.
Considerando que o Projeto Piloto PAIS E MÃES DE OLHO NAS DST/AIDS obteve um resultado positivo conforme mostra o anexo com os dados estatísticos e com levantamento realizado pelo UNICEF em 17 países, 10,3 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos são soropositivas, a maioria das entrevistadas não têm consciência do risco de contaminação e não sabem se proteger, declarando que pessoas com aparência saudável não transmitem o HIV.
Considerando que a educação em direitos humanos demanda uma reflexão sobre o processo educativo numa perspectiva crítico-social, envolvendo nessa análise, princípios que norteiam essa proposta distinta de educação, com seus respectivos objetivos, sua relação com a cultura e o cotidiano, o projeto de sociedade com a qual está vinculada, a relação entre o método e a prática.
Considerando a situação de vulnerabilidade na adolescência existe devido a vários fatores, dentre eles: ausência de informações adequadas sobre saúde sexual e reprodutiva; falta de estrutura para defender-se de situações violentas e ausência de alguém confiável para trocar experiências e idéias, os quais os têm colocado freqüentemente em situação de risco para maior exposição as DST/AIDS, bem como para o aumento de gravidez precoce e não planejada.
Considerando que em todo mundo, as escolas foram identificadas como ambientes-chave para realizar a educação relacionada ao HIV e a AIDS entre adolescentes e jovens, pois está comprovado que é mais fácil trabalhar conhecimentos, atitudes e práticas preventivas com adolescentes e jovens, do que modificar hábitos em pessoas adultas.
3. OBJETIVO GERAL
Contribuir para sustentabilidade de uma política de educação e saúde, dos jovens nos dias atuais, cujo campo de atuação compreende diversas temáticas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Envolver os pais e mães para orientação sexual;
•Atender as demandas dos jovens e adolescentes nas escolas da GRE Recife Norte;
•Envolver toda comunidade escolar na promoção da educação em saúde sexual e reprodutiva;
•Contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e os índices de evasão escolar causados pela gravidez na adolescência, na população de 13 a 24 anos;
•Estimular a participação juvenil para ampliar os espaços de atuação na formulação e execução de políticas públicas de prevenção das DST/AIDS;
•Apoiar as diferentes iniciativas que trabalham com promoção da Saúde e Prevenção nas Escolas.
4. CARGA HORÁRIA
- 5 h/a para cada Formação para os Pais, alunos e professores.
5. PÚBLICO ALVO
Pais e mães, alunos e professores/as das 56 escolas do Ensino Médio, sob a jurisdição das GRE Recife Norte. 3000 pessoas participaram
6. PERÍODO
Agosto a Novembro de 2009
7. COORDENAÇÃO
8. PALESTRANTE
Vicente Barbosa Neto e Francisco de Assis
9. TEMÁTICAS PARA ESCOLHA DA ESCOLA
1.- Prevenção das DST/AIDS;
2.- Gravidez na adolescência.
3.- Direitos sexuais e reprodutivos;
4.– Sexualidade;
5.- Relação de Gênero;
6.- Preconceitos/Etnia;
7.– Discriminação e Solidariedade;
8.- Promoção da igualdade de gênero;
10. METODOLOGIA
A estrutura da formação foi distribuída em 01 (um) encontro em cada escola sob a jurisdição da GRE Recife Norte, cada um com duração de 5h/a distribuídas conforme calendário escolhido pela escola.
A formação ofereceu um ambiente que teve uma oficina temática. O conteúdo programático foi trabalhado de acordo com o Guia de Formação de Profissionais de Saúde e Educação do SPE em um sistema de interação entre os participantes, para facilitar a colaboração e a aprendizagem contínua, acompanhado por mediadores técnicos e pedagógicos, com acesso permanente dos participantes.
11. ESTRUTURA DO LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
01 espaço (com cadeiras não fixas),
01 sistema de som,
01 microfone
01 computador
01 DVD
Iluminação adequada,
Projetor multimídia,
12. AVALIAÇÃO
Os registros do monitoramento e da avaliação da formação de cada oficina devem ser realizados continuamente, ao final de cada trabalho diário com os participantes e facilitadores. Para que ao final seja feito um relatório final e entregue ao gestor.
13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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