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segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projeto Pais e Mães de Olho nas DST/AIDS

SUMÁRIO 1.Apresentação...............................................................03 2.Justificativa..............................................................04 3.Objetivo Geral.............................................................05 4.Objetivos Específicos......................................................05 5.Carga Horária.. ...........................................................05 6.Público Alvo...............................................................05 7.Período ...................................................................05 8.Coordenação................................................................05 9.Palestrante................................................................05 10.Temáticas ................................................................06 11.Metodologia...............................................................06 12.Estrutura do local para a realização da formação.........................06 13.Avaliação.................................................................07 14. Referências Bibliográficas ..............................................07 1.APRESENTAÇÃO Acreditamos que, uma das metas da Secretaria de Educação é garantir educação de qualidade para todos que ingressam na escola pública da Rede Estadual. Para tal, é imprescindível o investimento em formação continuada para professores das diversas áreas do conhecimento, para que assim eles possam, como mediadores, conduzir com mais propriedade o ensino e ter como resultado melhor aprendizagem. Pensando assim, apresentamos o Projeto SPE que trata de atividades na área de Direitos Humanos para profissionais do ensino fundamental e médio na área de educação. A formação será realizada em forma de seminários, que visa contemplar todos os/as professores/as interessado/as na temática, que fazem parte da jurisdição das GREs na Região Metropolitana do Recife .A formação será desenvolvida com abordagem geral e introdutória na concepção das Temáticas Diversificadas relacionadas à Saúde de toda a comunidade Escolar. A ênfase do projeto, por sua vez, está voltada para a educação em saúde e prevenção nas escolas com experiências vivenciadas pelos professores no contexto da realidade escolar, onde efetivamente se opera a formação Educação em Direitos Humanos e Cidadania. 2. JUSTIFICATIVA Elementos da saúde e da educação estão presentes durante todo o desenvolvimento humano de maneira muito expressiva. São importantes no desenvolvimento biopsicossocial e na formação dos sujeitos sociais e políticos. As ações setoriais nesses campos têm mútuas repercussões e, assim sendo, se faz necessário a construção de políticas integradas da Saúde e da Educação, como condição indispensável para atualizar e renovar, de forma permanente, a prevenção das DST/AIDS, nas populações jovens. É neste sentido que a proposta pretende atuar na formação de pais dos estudantes, habilitar os participantes na formação, significam também incentivá-los para a realização de estudos, reflexões, propostas de trabalho e intervenções na comunidade onde estão inseridos, aprofundando seus conhecimentos teóricos de modo a possibilitar a vinculação da teoria com a prática educativa e cotidiana. Considerando que o Projeto Piloto PAIS E MÃES DE OLHO NAS DST/AIDS obteve um resultado positivo conforme mostra o anexo com os dados estatísticos e com levantamento realizado pelo UNICEF em 17 países, 10,3 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos são soropositivas, a maioria das entrevistadas não têm consciência do risco de contaminação e não sabem se proteger, declarando que pessoas com aparência saudável não transmitem o HIV. Considerando que a educação em direitos humanos demanda uma reflexão sobre o processo educativo numa perspectiva crítico-social, envolvendo nessa análise, princípios que norteiam essa proposta distinta de educação, com seus respectivos objetivos, sua relação com a cultura e o cotidiano, o projeto de sociedade com a qual está vinculada, a relação entre o método e a prática. Considerando a situação de vulnerabilidade na adolescência existe devido a vários fatores, dentre eles: ausência de informações adequadas sobre saúde sexual e reprodutiva; falta de estrutura para defender-se de situações violentas e ausência de alguém confiável para trocar experiências e idéias, os quais os têm colocado freqüentemente em situação de risco para maior exposição as DST/AIDS, bem como para o aumento de gravidez precoce e não planejada. Considerando que em todo mundo, as escolas foram identificadas como ambientes-chave para realizar a educação relacionada ao HIV e a AIDS entre adolescentes e jovens, pois está comprovado que é mais fácil trabalhar conhecimentos, atitudes e práticas preventivas com adolescentes e jovens, do que modificar hábitos em pessoas adultas. 3. OBJETIVO GERAL Contribuir para sustentabilidade de uma política de educação e saúde, dos jovens nos dias atuais, cujo campo de atuação compreende diversas temáticas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: •Envolver os pais e mães para orientação sexual; •Atender as demandas dos jovens e adolescentes nas escolas da GRE Recife Norte; •Envolver toda comunidade escolar na promoção da educação em saúde sexual e reprodutiva; •Contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e os índices de evasão escolar causados pela gravidez na adolescência, na população de 13 a 24 anos; •Estimular a participação juvenil para ampliar os espaços de atuação na formulação e execução de políticas públicas de prevenção das DST/AIDS; •Apoiar as diferentes iniciativas que trabalham com promoção da Saúde e Prevenção nas Escolas. 4. CARGA HORÁRIA - 5 h/a para cada Formação para os Pais, alunos e professores. 5. PÚBLICO ALVO Pais e mães, alunos e professores/as das 56 escolas do Ensino Médio, sob a jurisdição das GRE Recife Norte. 3000 pessoas participaram 6. PERÍODO Agosto a Novembro de 2009 7. COORDENAÇÃO 8. PALESTRANTE Vicente Barbosa Neto e Francisco de Assis 9. TEMÁTICAS PARA ESCOLHA DA ESCOLA 1.- Prevenção das DST/AIDS; 2.- Gravidez na adolescência. 3.- Direitos sexuais e reprodutivos; 4.– Sexualidade; 5.- Relação de Gênero; 6.- Preconceitos/Etnia; 7.– Discriminação e Solidariedade; 8.- Promoção da igualdade de gênero; 10. METODOLOGIA A estrutura da formação foi distribuída em 01 (um) encontro em cada escola sob a jurisdição da GRE Recife Norte, cada um com duração de 5h/a distribuídas conforme calendário escolhido pela escola. A formação ofereceu um ambiente que teve uma oficina temática. O conteúdo programático foi trabalhado de acordo com o Guia de Formação de Profissionais de Saúde e Educação do SPE em um sistema de interação entre os participantes, para facilitar a colaboração e a aprendizagem contínua, acompanhado por mediadores técnicos e pedagógicos, com acesso permanente dos participantes. 11. ESTRUTURA DO LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO 01 espaço (com cadeiras não fixas), 01 sistema de som, 01 microfone 01 computador 01 DVD Iluminação adequada, Projetor multimídia, 12. AVALIAÇÃO Os registros do monitoramento e da avaliação da formação de cada oficina devem ser realizados continuamente, ao final de cada trabalho diário com os participantes e facilitadores. Para que ao final seja feito um relatório final e entregue ao gestor. 13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BORDENAVE, J. E. D. Alguns Fatores Pedagógicos. O trabalho Pedagógico do Instrutor / Supervisor. Ministério da Saúde, PN DST/AIDS, 1988, p. 37-43. BRASIL. Ministério da Educação e Desportos. - A Sexualidade na Educação Preventiva Integral. Comitê Nacional de Educação Preventiva Integral. Míneo. Brasília, DF, 1995, p. 1-18. ________, Ministério da Saúde. PN DST/AIDS. I Congresso Nacional de Prevenção de DST/AIDS. Salvador-BA, 18 a 20 / 12 / 1996, p. 2-112. ________. Ministério da Saúde. Programa Nacional de DST/AIDS. - Proposta de Plano Estratégico 1997-1998. Projeto de Prevenção de DST/AIDS e Drogas para Criança, Adolescente e Adulto Jovem. Brasília - DF, 1996-1998, 1-19. ________, Ministério da Saúde, Programa Nacional de DST/AIDS. - Proposta de Plano Estratégico - Projeto de Prevenção das DST/AIDS e drogas para criança, adolescente e adulto jovem. Brasília - DF, 1997, p. 11-12. ________, Ministério da Saúde, Programa Nacional de DST/AIDS. Documento/Proposta de Projeto Saúde Integral na Comunidade Escolar. DST/AIDS para Escolas Públicas do BRASIL, 1995, p. 4 - 11. ________, Ministério da Saúde. Programa Nacional de DST/AIDS. O trabalho Pedagógico do Instrutor/Supervisor: reflexão Crítica, Brasília-DF, 1988, p. 37-43. BUENO, S. M. V.; COSTA, J. C. da; BORELLI, O. C.; GUERRA, M. F. S. - Educação para Saúde e Orientação Sexual. Gráfica Guariart, Guariba-SP, 1994, p. 7 - 15. ________, S. M. V.; COSTA, J. C. da; BORELLI, O. C.; BUENO, L. V. Educação para promoção da Saúde Sexual / DST/AIDS. Gráfica Villimpress, Ribeirão Preto - SP, 1995, p. 32 - 34. ________, S. M. V. Et. alli. - Treinamento de Diretores de Escolas de 1o e 2o graus sobre a Sexualidade, DST/AIDS e Drogas. Apostila/Mimeo Seminário Avançado sobre Sexualidade, CAVALLARI, C. D. Conversando sobre Drogas. Rev. Como falar de AIDS nas escolas. Associação para Prevenção e Tratamento da AIDS. Gráfica, fot/impress, São Paulo - SP, 1994, p. 6 - 36. FREIRE, P. - Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. Kátia de Mello e Silva. 3a ed., São Paulo - SP, Moraes, 1980, 102 p. ________, P. - Educação como prática da liberdade - 21a ed., Rio de Janeiro - RJ, Paz e Terra, 1992, 158 p. ________, P. É Preciso Superar o Momento em que a AIDS é Inimiga da Vida. Boletim ABIA, Rio de Janeiro - RJ, Julho/Agosto, no20, 1993, p. 8-10. ________, P. - Pedagogia do oprimido. 22a ed. São Paulo - SP, Paz e Terra, 1993, 184 p. ________, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, São Paulo, 1992, p. 1-14. MATARAZZO, M. H., MANZIN, R. Educação Sexual nas Escolas. Ed.Paulinas, São Paulo - SP, 1988, p. 10 - 45. MELLO, G. N. Educação para Cidadania. Estudos Avançados. Suplemento Especial. São Paulo - SP, Ensino Básico, Ano IV, no 25, março, 1992, p. 3. MICHEL, A. Não aos Estereótipos. São Paulo - SP, UNESCO, 1989, p. 10-9. REICH, W. - A revolução Sexual. 8a ed., Zahar Ed., Rio de Janeiro - RJ, 1981, p. 149 - 184. RIBEIRO, R. J. Direitos Humanos no liminar do Século XXI. Jornal da USP, São Paulo - SP, Especial, 24-30/03/1997, p. 6-7. THIOLLENT, M. - Metodologia da pesquisa ação. 4a ed., São Paulo - SP, Cortez, 1988, 108p.

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