domingo, 22 de novembro de 2009
Educação em Direitos Humanos e a Escola
Acreditamos que Educação em Direitos Humanos tem com objetivo principal a construção de valores, junto à comunidade escolar, começando pelos gestores, técnicos de regionais, gestores das unidades escolares, educadores de apoio, técnicos educacionais, secretárias, professores e alunos, que precisam mudar seus valores, suas ações e suas concepções a respeito dos Direitos Humanos, exercendo sua cidadania, todos de forma geral precisamos mudar a maneira de olhar os direitos humanos, dos quais temos os mesmos violados e somos violadores.
É sob este olhar que acreditamos na escola, e citamos o que José Tuvilla Rayo (p.136, 137) nos fala que: “A associação mundial pela escola instrumento de paz é um movimento associativo laico que persegue a Educação pela paz e os direitos humanos através dos princípios universais de educação cívica. Esses princípios são:
•A escola está a serviço da humanidade;
•A escola ensina o caminho da compreensão mútua;
•Na escola aprende-se o respeito à vida e aos seres humanos;
•A escola ensina tolerância: atitude que permite aceitar, nos demais sentimentos, maneiras de pensar e de agir diferentes das nossas;
• A escola desenvolve nos alunos senso de responsabilidade, um dos grandes privilégios dos seres humanos;
• A escola ensina a vencer seu egoísmo, e lhe fazer compreender que a humanidade não pode progredir sem os esforços pessoais e ativa colaboração de todos.
Suely Dantas - Técnica Especialista em Direitos Humanos
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O professor-pesquisador tem papel de suma importância na sociedade contemporânea o de ajudar na formação de uma sociedade que valorize e haja em conformidade com os princípios dos direitos humanos, uma vez que com a função de investigador e orientador tenham como objeto principal de trabalho o ser humano e suas múltiplas relações sociais (esfera profissional, pessoal e social). Sendo assim é essencial instigao a discussão do tema e principalmente incorporar em sua metodologia hábitos e informações a este respeito, seja por análise de mídias ou de situações vivenciadas no ambiente escolar.
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